CULTURA - 05/09/2018

Pirenópolis recebe festival de cinema, gastronomia e cultura em setembro


O longa francês "À procura de mulheres chefs" é um dos filmes que serão exibidos no festival (Foto: Divulgação)

Na segunda semana de setembro, do dia 13 a 16, Pirenópolis recebe o Slow Filme - Festival internacional de cinema, alimentação e cultura local. O evento, único em seu perfil no Brasil, chega à sua nona edição em 2018.

O festival que conjuga cinema e gastronomia, em nome da sustentabilidade, do respeito à diversidade e à cultura local, será realizado no Cine Pireneus, em Pirenópolis, com entrada franca.

Para o 9º Slow Filme, estão programados 11 longas-metragens, quase todos inéditos nas telas brasileiras. Sob a curadoria do cineasta, professor e crítico Sérgio Moriconi, estão títulos produzidos na Itália, França, Áustria, Portugal, Brasil, Austrália, Geórgia, Estados Unidos e Líbano.

O festival, que discute sobre questões da contemporaneidade, irá investigar em sua nona edição a participação da mulher na gastronomia e refletir: por que pessoas que dominam as cozinhas e orçamentos domésticos encontram obstáculos para se afirmar como líderes de cozinhas profissionais?

"Soufra", co-produção entre Estados Unidos e Líbano, é um dos destaques do festival (Foto: Divulgação)

Três filmes irão abordar o tema da presença feminina no universo da gastronomia, a partir de diferentes aspectos: a produção francesa À procura de mulheres chefs, Ama-san, do Japão e Soufra, coprodução Estados Unidos e Líbano.

O 9º Slow Filme faz uma homenagem à Itália, país onde surgiu o Slow Food, com a exibição das produções italianas Slow Food StorySou eu que cozinho! e Lorello e Brunello. Além deles, o filme georgiano Meridiano do Vinho, o austríaco A mentira verde, o francês A busca do chef Ducasse, o brasileiro Atum, Farofa & Spaguetti e o australiano Churrasco também fazem parte da programação.

O evento acontece de quinta a domingo e, além da projeção de filmes, também ocorrerão conversas com realizadores e especialistas, oficina e degustações gratuitas. O festival é uma realização da Objeto Sim e conta com apoio das Embaixadas da Itália, da Geórgia, Áustria, Austrália, Portugal e França.

Confira a programação completa no site: http://objetosim.com.br/9o-slow-filme-festival-internacional-de-cinema-alimentacao-e-cultura-local/

Anote!
9º Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local
Data: 13 a 16 de setembro de 2018
Local: Cine Pireneus (Rua Direita, Pirenópolis, Goiás)
Horários: ver programação
Informações: (61) 3443-8891 e (61) 3242-9805

Veja também