VIAGEM - 28/07/2017

Pirenópolis ganha novo café cultural


Mais um ponto de encontro para moradores e turista com todo charme e aconchego típicos de Pirenópolis. Esse é o  Divino Lounge Café, ao lado da Igreja do Bonfim, inaugurado nessa semana. O espaço, construído nos anos 80 para abrigar a antiga recepção da Pousada Quinta Santa Bárbara e posteriormente tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passou por reforma e agora abriga um despojado lounge café, criado para  valorizar as tradições locais.  Mais do que um point gastronômico, o café irá prestigiar a cultura e as tradições da cidade.

Para fechar a temporada de julho, na sexta, 28 de julho, o espaço receberá 20 integrantes da Orquestra de Violeiros de Corumbá de Goiás para uma apresentação em estilo sertanejo de raiz. Haverá também participação especial dos Cavaleiros Mirins com encenação tradicional da cavalhada. A programação acontece a partir das 20 horas.

No sábado, 29 de julho, o Divino Lounge Café recebe o cantor Dante Ventura com repertório embalado pelo pop, rock e música popular brasileira (MPB). Ele que foi vocalista da banda Guetsu , agora investe na carreira solo e trabalha o seu CD, Homem Solar. Dante é músico profissional desde 1999, atua no cenário goiano tocando em bares e boates da capital e ganhou notoriedade a frente da Guetsu, principalmente com a participação em festivais como o Fica e Canto da Primavera, em Pirenópolis. A apresentação acontecerá  das 19h até 22h.

Com capacidade para receber cerca 120 visitantes, o café terá um salão interno, o deck, de onde se poderá contemplar a paisagem histórica da cidade, uma varanda, além da praça integrada ao paisagismo e playground. O funcionamento será todos os dias das 16 às 23 horas, com exceção da quarta-feira. A cozinha foi projetada pelo chef Sérgio Raffaelli, que possui formação na Suíça e hoje gerencia o Bonaparte B3 Hotels, Hotel 5 estrelas de Brasília, que também foi responsável pela elaboração do cardápio.

O Divino Lounge Café também contará com um empório para comercialização de quitandas e doces artesanais produzidos no município. Outra atração será as exposições de artistas locais, que serão acolhidas no espaço.  A exposição inaugural, já aberta para visitação, é do artista pirenopolino Claudimar Pereira, em estilo naif. São 35 telas, algumas inéditas, que ficarão expostas e disponíveis para venda até setembro. Parte da renda levantada com as obras do artista será revertida em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) na cidade.

Veja também