CULTURA - 04/03/2020

Orquestra Filarmônica de Goiás abre Temporada 2020


 

A abertura da Temporada 2020 da Orquestra Filarmônica de Goiás, unidade da Secretaria Estadual de Cultura, acontece no dia 11 de março, quarta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer sob a regência de Neil Thomson, Regente Titular e Diretor Artístico da instituição. Serão apresentadas as obras Sinfonia 16 de Haydn, Sinfonia 2 de Rachmaninoff e ainda a estreia mundial da suíte folclórica “Vila Boa de Goyaz”, de Cyro Delvizo.

Neste ano, a Filarmônica, fundada em 1980 pelo maestro pirenopolino Braz de Pina, comemora 40 anos e por isso Neil Thomson preparou um programa de concerto comemorativo para a primeira apresentação da temporada. “Começamos com uma obra que foi especialmente escrita para nós pelo jovem compositor Cyro Delvizio e é uma homenagem à cultura folclórica de Goiás e à Cora Coralina. Nós somos a única orquestra brasileira que inaugura sua temporada com um trabalho inédito de um compositor brasileiro. Neste ano celebraremos imensamente a música brasileira através da gravação de obras de Claudio Santoro e da execução de um projeto de música colonial”, destaca.

Entre as novidades para 2020, Thomson ressalta que a Filarmônica goiana desenvolverá a série “Haydn no Cerrado”, que tem o objetivo de apresentar a música do compositor austríaco em locais históricos de Goiás. “2020 parece um novo começo para a orquestra em seus 40 anos e estou muito animado para compartilhar esta temporada com o nosso amado público”, finaliza o maestro.

Para esse ano, o corpo sinfônico realizará 21 concertos no primeiro semestre, entre temporada principal, concertos de câmara, didáticos e turnê estadual e nacional. O secretário estadual de cultura, Adriano Baldy, destaca a importância da Filarmônica para Goiás. "A abertura da temporada será incrível, os concertos ao longo do ano serão imperdíveis. Vale muito à pena ir com a família e amigos", diz o secretário.

Foto: Rafaella Pessoa

Veja também