CASA - 10/05/2019

Ócio criativo é tema da arquiteta Patrícia Neto na Casa Cor Goiás 2019

Pensando para uma persona que tem uma vida ativa e busca por um reduto pós trabalho, Clube do Ócio é um espaço versátil pronto para receber os amigos



Marcela Figueiredo

 (Foto: Jomar Bragança)

Tranquilidade, aconchego, bem-estar, música e amigos. Esse é o ambiente que a arquiteta Patrícia Neto apresenta em sua 6ª participação na Casa Cor Goiás. A mostra, maior referência em arquitetura, design de interiores e paisagismo no país, este ano acontece em Goiânia entre nos dias 10 de maio a 19 de junho no decorado do Epic City Home, em frente ao parque Vaca Brava. 

Como tema “A arte-ofício para iluminar, multiplicar e acordar a criança que dorme no coração de cada um” o ambiente foi idealizado para uma pessoa com uma vida ativa que busca um reduto pós-trabalho. A arquiteta oferece no Clube do Ócio um espaço versátil para descansar ou apreciar bons momentos com os amigos. Repleto em detalhes, o objetivo do ambiente é estimular o ócio criativo em suas diversas formas priorizando o conforto e uma sensação geral de aconchego.

A especialista em Gestão e Gerenciamento de Obras fortalece sua imagem como autora de projetos trazendo versatilidade e inovação em um espaço de 50 metros quadrados. Pensando nos conceitos de Domenico De Masi, criador da teoria do Ócio Criativo, a proposta da profissional é transformar o refúgio pós trabalho em momentos prazerosos de lazer, sem hora para começar ou terminar, que conte com a possibilidade de criar, onde todo ócio é permitido, contanto que gere frutos criativos.

Dedicado à música, o lugar conta com um mini palco centralizado com instrumentos a postos que convidam a um pocket show ou a um leve ensaio musical. Durante a mostra, Patrícia receberá, em quatro dias de apresentação, atrações que flutuam pelo clássico, o jazz, o pop e o rock mais pesado. Para tanto, a arquiteta redobrou sua atenção em pesquisar materiais que tratassem acusticamente o espaço. No teto, por exemplo, hexágonos em Isotech foram aplicados e, em frente ao palco foi projetado um painel de muxarabi, desenhado pela profissional e executado pela Bontempo. No fundo do jardim, um revestimento de barro natural numa forma 3D, que harmoniza com a vegetação e também promove solução acústica ao lugar.

O visitante encontrará também no backstage uma imagem de Freddie Mercury, que passa a sensação de estar junto com o cantor contemplando a plateia. Além disso, o ambiente possui uma iluminação natural com um jardim em sua volta que o conecta a natureza. Assim, o palco também pode ser usado com um espaço de meditação, yoga ou apenas para contemplação. O visitante ainda pode contemplar terrários assinados pelo ateliê botânico Carolina Lobo, em respeito a fauna e a flora.

No Clube do Ócio, a arquiteta oferece um espaço para leitura. No mobiliário, poltrona Mole, ícone de Sérgio Rodrigues, que ganhou novos ares em lona coral, um convite ao descanso e relaxamento.  Além da poltrona, o mobiliário atemporal de Sérgio Rodrigues traz ao ambiente um toque de brasilidade e proporciona um clima de intimismo para acolher amigos. O espaço propõe essa desconexão do mundo real para despertar sensações e sentidos ao entrar em um modo criativo.

Patrícia Neto (Foto: Tobias Ragonesi)

Clube do Ócio (Foto: Jomar Bragança)

Veja também