GASTRONOMIA - 20/06/2018

Novo chef assume restaurante de alta gastronomia na Chapada dos Veadeiros


O chef João Pedro Dias (Foto: Divulgação)

O restaurante L’Alcofa, da Pousada Inácia, em Alto Paraíso de Goiás, está sob nova direção. Quem assume a cozinha do restaurante é o chef goiano João Pedro Dias, que tem experiência em restaurantes na Nova Zelândia, Portugal e no Brasil, onde passou pelo Íz e pelo 1929, ambos em Goiânia, casas de Ian Baiocchi.

Dias assumiu o comando neste mês de junho, e pretende trazer novidades em breve. A intenção é tornar o menu sazonal, variando de estação em estação. "Não existe nada mais futurista do que usar o que você tem ao seu redor e à sua disposição. Quero trabalhar com ingredientes frescos e apenas em seu ápice de produção", explica.

Para isso, ele pretende incluir receitas que resgatem valores clássicos regionais. De acordo com o chef, a gastronomia deve contar histórias. "Queremos vender uma experiência completa", afirma.

Atualmente, o menu da casa apresenta refeições com pegada contemporânea. O destaque vai para as massas – frescas e artesanais – que são feitas à mão pelo chef. A pasta compõe pratos como a Lasanha Terra e Mar, prato surf 'n turf, com massa artesanal, molho bolonhesa, molho bechamel de frutos do mar, jamón serrano e servida com rúcula.

Além das massas, o L'Alcofa também apresenta várias preparações com pescadas e frutos do mar frescos. Cabe citar o Risoto de Lagostim a Nana Rude, com lagostim e grana padano; e o premiado Ceviche a Joaquim Sorolla, com lâminas de peixe branco, polvo e camarão ao leite de tigre com um toque de ají vermelho, servido com cebola roxa marinada, batata doce e milho verde fresco. Como sobremesa, uma das apostas é o Mil Folhas tradicional, de massa folhada intercalada com creme de patissière acompanhada de sorvete de creme.

Apesar de localizado nas imediações da pousada boutique Inácia, o restaurante também pode ser visitado por não hóspedes. O funcionamento é de terça a domingo, para almoço e jantar. O café da manhã é válido apenas para hóspedes da pousada.

Veja também