BELEZA - 08/11/2019

Máscara facial: 3 receitas para fazer em casa


(Foto: Reprodução/ kerdkanno para Pixabay)

Manter a pele do rosto com um aspecto saudável -limpa, tonificada e hidratada- exige muita atenção e disciplina. Além de comprar dermocosméticos de boa qualidade e contar com uma clínica ou consultório de confiança, ter um profissional capacitado, uma rotina diária de cuidados em casa faz muita diferença. A boa notícia é que existem soluções práticas e eficientes que podem ajudar, como as máscaras caseiras para pele.

Pensando nisso, a biomédica especialista em saúde estética, Richássona Yana, proprietária da clínica Yana Estética preparou três dicas caseiras para manter a pele do rosto saudável, renovada, macia e com cor uniforme. Confira:

Máscara com café e mel
Essa máscara tem ação esfoliante, além de hidratar a pele e fechar os poros. O café é rico em vitamina B, ótimo para manter a pele com sensação de frescor. De tal forma que o ingrediente também apresemta princípios dermatológicos comprovados. Isso porque possui polifenóis, triacilgliceróis, esteróis e tocoferóis e outros componentes que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes. Além disso, age como protetor da pele, estimula a produção de colágeno e elastina.

Já o mel, além de ser rico em radicais livres, é um ótimo tratamento para acne, é capaz de absorver as impurezas e purificar os poros. Então, isso ajuda a reduzir significativamente as cicatrizes e inflamações deixadas pelas temidas espinhas. 

Passo a passo:
1 colher de mel;
1 colher de café;
Misture até formar uma pasta;
Aplique no rosto em movimentos circulares;
Deixe agir por 5 minutos;
Retire com água gelada.
Usar o café com mel irá promover a esfoliação e hidratação que a pele necessita. Essa máscara facial caseira é indicada para todos os tipos de pele. No entanto, aplique preferencialmente nas áreas mais acneicas e oleosas, e tome cuidado para não machucar áreas mais ressecadas.

Máscara facial de arroz
O arroz conta com antioxidantes naturais, como vitamina C, A, e uma série de outros nutrientes, que ajudam a diminuir a ação dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e outros danos às células do organismo. Além disso, a máscara facial de arroz funciona como um adstringente, emoliente, antioxidante, cicatrizante, calmante e é refrescante. É capaz de aliviar a vermelhidão, melhorar a circulação sanguínea da região, reduzir manchas e rugas, tonificar a pele, esfoliar e aliviar sintomas de doenças, como acne e outras inflamações. Todas essas vantagens já podem ser notadas logo na primeira aplicação. 

Passo a passo:
Triture o arroz;
Peneire até obter uma farinha fina;
Misture com leite, água ou sabonete líquido facial até formar uma pasta;
Deixe no rosto por 20 minutos;
Retire com água gelada.
Uma dica é triturar uma boa quantidade de arroz e guardar o pó para que você use uma vez por semana.

Máscara facial hidratante de banana
A banana possui uma grande quantidade de nutrientes indispensáveis, além de vitamina C e B6, que tem o papel vital na manutenção da integridade e elasticidade da pele.

Passo a passo:
Escolha uma banana madura;
Amasse até formar uma pasta;
Adicione um pouco de creme de leite e misture;
Aplique uma camada sobre o rosto;
Deixe descansar por 15 minutos;
Retire com água fria para ativar a circulação sanguínea.

 

Veja também