CULTURA - 21/11/2019

Marcos Piangers desembarca em Goiânia para palestra no projeto Papo com Conteúdo

Escritor abordará as novas tendências da educação infanto-juvenil. Evento é aberto ao público


Foto: Divulgação/Fábio Jr. Severo

Em mais uma edição do projeto Papo com Conteúdo, o Grupo Toctao traz para Goiânia Marcos Piangers, autor do livro A Escola do Futuro e do best-seller O Papai é Pop, para uma palestra sobre a inovação na educação. Realizado no Oliveira’s Place, no Setor Bueno, o momento deve reunir pais, mães, educadores, empresários e profissionais liberais de diversas áreas. Com início às 20 horas da próxima segunda-feira (25), o evento tem inscrições gratuitas e devem ser feitas pelo Sympla.

O Fórum Econômico Mundial, em seu relatório Futuro do Trabalho de 2016, afirma que 65% das crianças que estão começando o primário trabalharão em empregos que hoje ainda não existem. Na última década, por exemplo, já surgiram profissões como youtuber, data scientist, desenvolvedores de aplicativos, influencers, motoristas de Uber, entre outros.

Apesar da inegável importância e contribuição da escola para a formação acadêmica e profissional, principalmente nos últimos 300 anos, quando se tornou acessível à população em geral. Com o surgimento das novas tecnologias e o aumento da velocidade das transformações resultantes do processo de inovação, o papel social da escola com o tradicional modelo padronizado tem sido discutido.

"O modelo de escola que conhecemos está em crise. Tornando-se obsoleto, ele não consegue acompanhar as evoluções tão globalizadas e dinâmicas e estimular os estudantes a pensar e construir o próprio caminho do saber. O sentimento de frustração se espalha pela sociedade dando forças ao crescimento de movimentos como o unschooling, ou de desescolarização, que incentiva os pais a explorarem as potencialidades dos filhos fora das instituições de ensino tradicionais", considerou Piangers no prefácio do livro Escola do Futuro, escrito ao lado do doutor em engenharia, professor e pesquisador Gustavo Borba.

Em uma palestra que promete ser inspiradora, Marcos Piangers abordará as novas tendências da educação infanto-juvenil como a construção interativa do saber e a personalização do processo de aprendizagem. Segundo ele, é necessário adaptação tanto de educadores quanto dos pais para estimular o aprendizado na atualidade, cultivando a criatividade e a inovação, desenvolvendo atividades de aprendizagem conectadas ao mundo real. 

-

Serviço:

Palestra “A Escola do Futuro”

Quando: 25 de novembro (segunda-feira);

Horário: às 20 horas;

Local: Oliveira’s Place - Rua T-36, nº 3.588, no Setor Bueno;

Inscrições: Sympla.

Veja também