CULTURA - 02/03/2018

Luiz Blumenschein retorna a Goiás com Música no coração no Brasil


O pianista Luiz Blumenschein (Foto: Dirce Vieira)

Nos dias 04 e 08 de março, as cidades de Pirenópolis e Goiânia, respectivamente, recebem o pianista Luiz Blumenschein com o Concerto ”Música no coração do Brasil”.

Premiado em vários concursos de piano no Brasil, Luiz Blumenschein é goiano, mas reside na Alemanha desde o ano de 1982. O primeiro concerto será realizado na cidade de Pirenópolis, no dia 04 de março, às 11h no Cine Pireneus, no Centro Histórico. No dia 08 de março é a vez de Goiânia receber o recital, que acontece no Centro Cultural UFG, às 20h. 

História
Foi aos 17 anos que Luiz Blumenschein teve a oportunidade de ouvir a professora Belkiss Carneiro de Mendonça interpretar ao piano a Rapsódia em si menor, de Brahms. O fascínio despertado pela intensidade da música e da intérprete foi determinante para que Luiz decidisse seguir a carreira de pianista.

Estudou no Conservatório de Música com a Professora Heddy Wascheck e formou-se pela Universidade Federal de Goiás (UFG), na classe da pianista Belkiss Carneiro de Mendonça no ano de 1981.

Já na Alemanha, cursou Mestrado em Piano Solo na classe das pianistas Rosa Sabater e Elza Kolodin, na Escola Superior de Música Freiburg i. Bresgau e Mestrado em Piano e Música de Câmara, na classe da pianista e reitora Fany Solter, na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Desde 1991 é pianista acompanhador da Escola Superior de Música e Artes Cênicas de Mannheim (Alemanha). No Brasil, é correpetidor e pianista solista do Seminário Internacional de Dança de Brasília desde 1993. Blumenschein recebeu do Estado de Goiás a comenda da Ordem do Anhanguera.

É representante dos colaboradores artístico-científicos (Kuenstlerischemitarbeiter), sendo membro do Senado desta instituição. É convidado cativo do "Seminário Internacional de Dança de Brasília" desde 1993. Divulga a música brasileira na Alemanha por meio do Consulado do Brasil em Frankfurt e da sociedade Teuto-Brasileira.

Nos últimos anos, esteve frequentemente se apresentando no Brasil. Em 2012, no Teatro Sesi com o Concerto em Homenagem a Mestra Belkiss Carneiro de Mendonça. Em 2015, participou do III Encontro Nacional de Piano no EMAC/UFG e se apresentou em Brasília, com o Concerto “De lá pra cá: o piano de Luiz Blumenschein”. Em 2016, produziu um CD intitulado “O Panorama da Música Brasileira para Piano” e também realizou a 1ª Turne “Música de Concerto no Coração do Brasil” em Goiás e DF.

Para Luiz Blumenschein, a música brasileira para piano é muito rica e ainda pouco divulgada no Brasil e no exterior, até mesmo a obra de Heitor Villa-Lobos, o compositor mais conhecido. Nas suas apresentações, Luiz Blumenschein, fazendo jus à sua formação, sempre inclui uma peça brasileira.

Anote!
Concerto: Música no coração do Brasil, com Luiz Blumenschein
Data: 04/03 – 11h
Local: Cine Pireneus – Pirenópolis / GO
Entrada franca
Endereço: Rua Direita - Centro, Pirenópolis – GO

Concerto: Música no coração do Brasil, com Luiz Blumenschein
Data: 08/03 – 20h
Local: Centro Cultural UFG – Goiânia / GO
Entrada franca
Endereço: Av. Universitária, 1533, Setor Universitário

Veja também