CASA - 13/01/2017

Linhas sofisticadas

Arquiteto Jefferson Castro assina projeto em que alia mobiliário refinado a conceito rústico para evidenciar o conforto



Lucas Pereira

 “Uma casa com linhas retas e conceito moderno, mas extremamente aconchegante.” É assim que o arquiteto Jefferson Castro define este projeto residencial assinado por ele nos Jardins Valência. Ele conta que, para atender à demanda dos moradores – um casal jovem com filhos –, que solicitavam por aconchego, apostou em materiais simples e cores quentes, em um mix traduzido por uma rusticidade luxuosa.

“É preciso trabalhar o rústico dentro de um conceito sofisticado”, garante. Dessa forma, as paredes internas e externas receberam uma pintura em tom caramelo. O piso do primeiro andar, por exemplo, é de porcelanato polido. Já no segundo pavimento, a escolha do piso imita madeira de demolição. Uma combinação forte que conecta os dois estilos. Na iluminação, também houve preocupação com acolhimento, de modo que ela é mais pontuada e calorosa.

“A ideia é que a sensação dentro da casa fosse de se estar em um loft”, afirma o arquiteto, que para tal integrou os espaços e inseriu espelhos na maior parte dos ambientes para dar mais amplitude. Uma das paredes da cozinha também foi espelhada, mas as grandes estrelas do local são os armários em acabamento Bianco Nebia, executados pela Bontempo. As peças, que foram inseridas por todo o projeto, são práticas e elegantes, aliando estética e praticidade.

Na sala de estar, uma cristaleira com acabamento em Laminato Multicolori Argila e Nouce Autunno, com vidro refletente em tom bronze, confere mais elegância ao décor que só a Bontempo pode oferecer.

Uma das marcas do trabalho do profissional é a coesão entre os diferentes espaços. “Não adianta pensar em cada canto de forma diferente, a casa pareceria uma mostra de decoração”, ironiza.

A paleta de cores é predominantemente neutra e o layout dos espaços, clean. O quarto da filha, que recebeu o nome de Quarto da Pequena Pianista, foi elaborado para uma criança de três anos que ama princesas. Com o auxílio do acabamento Bianco Nebia em um rosa suave, criou-se uma atmosfera delicada e ao mesmo tempo atemporal.

Abaixo das escadas, foi elaborado um jardim de inverno que aguça a sensação de frescor. Desse modo, o traço mais marcante do projeto se torna a delicadeza de cada detalhe.

Na cozinha, além da marcenaria bem resolvida executada pela Bontempo, o arquiteto brincou com um belo jogo de texturas em uma das paredes, quebrando a monocromia (Foto: Elton Ro-cha)

Como em grande parte do projeto, o quarto do casal recebeu cores claras e acabamento Lino Bianco, possibilitando um toque extra precioso de aconchego (Foto: Elton Rocha)

Paredes brancas, espelhos bem colocados e uma cristaleira imponente contribuíram para um décor elegante na sala de estar (Foto: Elton Rocha)

Arquiteto Jefferson Castro (Foto: Arquivo pessoal)

Matéria publicada na edição de número 37 da revista Zelo

Veja também