MODA - 19/07/2019

Lentes básicas, plus e premium: descubra qual a melhor opção para seus óculos

Critérios para escolha podem variar entre a frequência do uso dos óculos, necessidade de tratamentos e preço disposto a pagar


Foto: Divulgação

Você já sentiu dúvida no momento de escolher a melhor lente para seus óculos? Muitas vezes saímos do oftalmologista com indicações e mais indicações sem termos certeza se elas são ideias para nosso caso. Outro fator que também pesa no momento da escolha é o valor: quanto mais especificações uma lente tem, mais caras serão. Fato é que quem usa óculos sabe como o tipo de lente escolhida é importante, não só para corrigir o problema de visão, mas também para deixar o dia a dia com óculos mais confortável.

O primeiro passo sempre é agendar uma consulta e solicitar a receita com o oftalmologista. É ele quem vai indicar as melhores opções, de acordo com a necessidade do paciente — seja para miopia, hipermetropia, astigmatismo ou até mesmo a presbiopia. Portanto, essa etapa é essencial para decidir pelo material ideal. Mas, e na hora de escolher as lentes? A CEO da eÓtica, Paula Gusmão, listou as principais características dos três diferentes tipos de lentes. Veja abaixo!

Lentes básicas

As lentes básicas são as mais simples que existem no mercado. Elas não oferecem nenhum tipo de tratamento, como o antirreflexo e o antirrisco. Mas se essas lentes não contam com nenhuma proteção extra, para quem elas são recomendadas? Segundo o oftalmologista Dr. João Marcelo Lyra, esta é a melhor opção para as pessoas que usam pouco os óculos, em atividades mais simples. "Quem raramente utiliza o computador ou o celular e evita as leituras mais longas, pode optar por esse tipo de material, que também tem os menores preços entre as opções", enfatiza.

Lentes plus

Foto: Reprodução/Free-Photos/Pixabay

Você trabalha em frente ao computador o dia todo ou usa o celular muitas horas por dia? Então as plus podem funcionar melhor para o seu caso. Elas têm tratamento antirreflexo, o que evita o cansaço visual durante a leitura. Apesar disso, óculos que contam com o material não oferecem outras soluções específicas, como o antirrisco, antiembaçante e antiengordurante. Lyra afirma que "essas possuem um bom custo-benefício para a maioria das pessoas, em virtude do uso de telas cada vez mais frequente".

Lentes premium

Foto: Divulgação/Free-Photos/Pixabay

Para quem deseja um material que reúna todos os tipos de tratamento oftálmicos, as lentes premium são o ideal. Ao contar com soluções que contribuem com sua durabilidade e protegem a saúde dos olhos, elas são consideradas as mais completas que existem. Por oferecer diversas opções de tratamento que aumentam a qualidade do óculos, essas costumam ter o preço mais elevado.

Mas para optar pelo material correto é necessário, além de avaliar as suas necessidades diárias, prestar atenção em outros requisitos, como definir se os óculos terão lentes multifocais ou fotocromáticas e a espessura do material: superfina, fina ou grossa. O tempo de uso diário da peça também deve ser levado em conta. Por isso, conversar com o seu médico sobre todas essas questões é pré-requisito básico na hora de decidir qual lente irá adquirir.

As tecnologias aplicadas às lentes também são fundamentais para proporcionar o tratamento adequado e a efetividade na correção dos problemas de visão. Conheça as mais comuns:

 

-- Antirreflexo

Para quem passa grande parte do dia em locais de maior iluminação ou muitas horas em frente ao computador ou celular, as lentes antirreflexo são o ideal. Elas são indicadas especialmente para pessoas que precisam de graus elevados — miopia e hipermetropia. Além de oferecer um conforto visual maior durante o dia, essas lentes auxiliam na sensação de olhos diminuídos ou aumentados.

Foto: Divulgação

Em particular para quem tem miopia, a orientação é combinar a proteção ultravioleta, o antirreflexo e o antirrisco. Dessa forma, é possível se sentir confortável com um material que vai durar por muito mais tempo.

-- Antirrisco

Com uma camada de quartzo aplicada em sua superfície, a lente com tratamento antirrisco possui proteção contra impactos e quedas, o que evita o perigo de arranhões e outros problemas que possam afetar a estética dos óculos. Essa tecnologia previne, ainda, danos menores que podem ser causados durante a limpeza da peça com a flanela. Logo, aumenta também a durabilidade da lente e é sempre associada a outro tratamento.

-- Fotocromáticas

Foto: Divulgação/Hans/Pixabay

As lentes fotocromáticas ou fotossensíveis são aquelas que se adaptam de acordo com o ambiente. Ou seja, escurecem na luz solar e clareiam em ambientes fechados. Esse tratamento permite muita praticidade para os usuários de óculos de grau que não precisam mudar o modelo ao saírem ao ar livre. Realizado diretamente na lente, esse tipo de tratamento oferece proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB. Por isso, protege também a saúde dos olhos e da pele ao redor dos óculos.

Além dessas, existem também tecnologias antiembaçante e antiengordurante, que dispensam a limpeza recorrente das peças. Nesse caso, o uso de uma flanela é suficiente para eliminar qualquer resquício ou sujeira.

Veja também