MODA - 08/10/2018

Lavanderia no jeans: um mundo de opções


A grife goiana Jean Darrot é conhecida pelo seu trabalho com o jeans (Foto: Divulgação)

Quem não tem uma peça jeans no guarda-roupa? Popular, o tecido caiu nas graças de todo o mundo com a sua versatilidade de modelos. Mas até chegar aos moldes de hoje, com tantas opções, foi necessário trabalhar com processos de lavagem que amaciassem o tecido.

Isso aconteceu porque antes da década de 80, o jeans chegava ao consumidor final com uma forte cor azul escuro e uma textura tão enrijecida que chegava a causar desconforto. 

O advento dos modernos processos de lavanderia agregou a essa peça, que já foi símbolo de rebeldia, outros conceitos como sofisticação, glamour e praticidade. São reinvenções que fazem do jeans até hoje objeto de desejo.

 Um dos primeiros procedimentos de lavagem do jeans que se popularizou foi criado na França. É o stone wash, que em tradução livre, significa lavagem com pedras. O processo era realizado em máquinas de lavar domésticas. No equipamento eram inseridas pedra-pomes, que têm um efeito abrasivo sobre o tecido, tirando parte da camada de tinta azul da peça. Foi nessa época que surgiu, muito por influência da cultura hippie, o conceito de lavagem used, que é o jeans com aspecto de desgastado.

A partir de então, surge um circuito de desenvolvimentos técnicos que passam pelo jato de areia, oxidantes, resinas e até lasers. Todos criam os mais variados efeitos, como rasgados, puídos, estonados, sujos, lixados e outros.

Goiás, estado brasileiro que ocupa a 6ª posição no ranking nacional dos maiores produtores de vestuário, é sede de grandes indústrias de lavanderia da moda. A grife Jean Darrot é uma delas - especialista em jeans, a marca está no mercado desde 1984. Desde o início, a empresa já trazia em suas peças diferentes tipos de lavagens.

Confira a seguir os principais processos de lavagem e customização do jeans.

Jeans Destroyed: é um tipo de lavagem realizada com produtos químicos corrosivos, deixando rasgões nas peças e buscando evidenciar o contraste do azul dos fios.

Estonado: é lavagem realizada com pó abrasivo e enzimas (produtos químicos), provocando no tecido ranhuras desiguais quando batidas na máquina de lavagem industrial.

Dust wash: É uma lavagem realizada em tecido estonado (uma técnica feita com pedras para dar uma aparência mais desbotada e gasta ao tecido) que recebe corantes acinzentados, que trazem para a peça um efeito de “sujo” e envelhecimento.

Light used: tipo de lavagem realizada com alvejantes químicos de alta densidade que trazem efeitos de desgaste e envelhecimento em jeans já claros.

Medium distressed: é um tipo de lavagem realizada em jeans escuro com amaciamento prévio, sendo que o tecido é lixado depois manualmente. Trazendo para a peça o feito de rasgos laterais de forma proposital, apresentando um estilo despojado.

Gold wash: é uma lavagem realizada em um jeans que já tem uma base desbotada média com sobre tinta cáqui, dando efeito de envelhecimento.

Bigode 3D: é um tipo de processo que deixa o jeans mais armado, dando o efeito de amarrotados localizados normalmente na região frontal dos bolsos. Esse procedimento é feito em uma máquina específica, com resina e tem um tempo de “cura” ou maturação. A peça passa ainda por um forno especial para trazer o efeito de rigidez.

Overdyed ou overdie: uso de sobretingimentos com e tonalidades diferentes de corantes e recursos com jatos e máquinas para aplicar essas técnicas, criando efeitos dando alusão de que a peça esteja com vestígios de sujeiras.

Mustache ou bigode: efeito para processo de desbote (físico ou químico) usado para imitar o desgaste natural que a roupa ganha à medida que é utilizada. Esse processo pode ser realizado das seguintes maneiras: lixado, escovado, pincelado, com jato abrasivo, laser e jato de corante.

Pre-washed: é uma lavagem realizada com a finalidade de amaciar o tecido, por meio de enzimas amaciantes de silicone. Sem acabar com a solidez do índigo, esta lavagem torna o produto agradável ao toque e uso. Não muda o tom do tecido.

Veja também