CULTURA - 06/08/2019

João Donato comemora aniversário de 85 anos ao lado de Tulipa Ruiz no Bananada 2019

Show especial balança programação do festival no dia 17 de agosto, no palco Red Bull


Foto: Divulgação/Felipe Gabriel)

Além de ser um encontro de gerações, a apresentação de João Donato e Tulipa Ruiz, no Festival Bananada 2019, está programada para uma data especial: dia 17 de agosto, o aniversário de 85 anos de João. Realizado no palco Red Bull, o show deve entregar músicas inéditas, além de grandes homenagens à uma das mais célebres lendas da Música Popular Brasileira. A programação completa do evento pode ser conferida neste link.

A paulista Tulipa já prestou uma homenagem a João durante a realização do seu último disco, Dancê (2015), na canção Tafetá. O próprio Donato participou da música em que cantam juntos. Os ensaios do show aconteceram no Red Bull Music Studios, em São Paulo, e renderam um compacto com par de músicas inéditas. João, aos 84 anos, é um músico experiente que toca piano e acordeão, além de ser compositor e também arranjador.

Durante a explosão da bossa nova, esteve em contato com os maiores expoentes do movimento, como João Gilberto, Vinicius de Moraes e Tom Jobim. No entanto, sua sonoridade nunca ficou presa somente ao estilo, uma vez que sempre incorporou jazz e ritmos caribenhos e latinos às suas canções, na maioria instrumentais e inovadoras. Em 2016, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Disco Instrumental pelo álbum Donato Elétrico.

Já Tulipa ganhou destaque em todo o Brasil após o lançamento de seu primeiro disco, Efêmera (2010). Ao lado de outros nomes igualmente jovens e talentosos, ajudou a liderar um movimento criativo que renovou a MPB dessa época. Seu terceiro disco, Dancê, levou um Grammy latino como Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro, em 2016.

A apresentação em conjunto entre João Donato e Tulipa Ruiz integra o line up do Palco Red Bull, que agita a programação do Bananada durante o final de semana, no Passeio das Águas Shopping.

Entre outras atrações destaca-se o rapper baiano Baco Exu do Blues, que lançou no ano passado o seu segundo disco, Bluesman, consagrando-se após um aclamado debut em 2017. Outro representante do rap no palco Red Bull é Criolo, hoje nome dos mais influentes e originais do gênero no Brasil.

Outras atrações do festival são Pitty, Liniker e os Caramelows, Luedji Luna e Duda Beat, entre outras.

-

Serviço:

Bananada 2019

Quando: 12 a 18 de agosto (de segunda-feira a domingo);

Local: pontos em Goiânia. Durante o fim de semana, shows no estacionamento do Passeio das Águas Shopping;

Ingressos: Sympla;

Mais informações: @festivalbananada.

Veja também