CASA - 18/10/2018

Jardins verticais da Encanto Verde são destaque na 27ª Casa Cor Brasília


Casa de Vidro, ambiente do Estúdio Orla na Casa Cor Brasília 2019, conta com jardim vertical assinado pela Encanto Verde (Foto: Joana França)

Especializada em jardins verticais em ambientes fechados, a Encanto Verde, empresa de paisagismo das sócias Flávia Carvalho e Adriana Vasconcelos, participa de dois ambientes da 27ª edição da mostra Casa Cor Brasília.

O jardim externo da Casa de Vidro, ambiente do Estúdio Orla, é um dos assinados pela dupla de paisagistas. Projetado com o intuito de transmitir ao visitante alegria e aconchego, o jardim vertical sinuoso tem como conceito lançar ao céu a mesma natureza que brota do chão, simbolizando liberdade e uma ligação entre a terra e o infinito.

A escolha minuciosa das plantas conta com folhagens leves de texturas harmônicas em tons de verde claro e lilás para provocar emoções em quem está presente. As Bromélias e as Tradescantias trazem a tonalidade arroxeada em degradê, que remete à espiritualidade, criatividade, experimentação e o não conformismo; as Cordylines, por sua vez, trazem as cores mais vibrantes.

Os vasos vietnamitas completam a composição com elegância e harmonizam com o revestimento em concreto arquitetônico Shou Sugi Ban da Castelatto, inspirado em uma antiga técnica japonesa, e com os seixos pretos da Palimanan.

O jardim vertical do Espaço Feito à Mão, ambiente de Aline Ferreira e Julyanne Alves, se destaca pelo uso de diversas folhagens (Foto: Joana França)

Além da Casa de Vidro, a Encanto Verde está presente no Espaço Feito à Mão, da dupla Aline Ferreira e Julyanne Alves. Com a finalidade de sair do convencional, foram misturadas em mandalas várias espécies, cores e folhagens ideais para ambientes de sombra. Reforçando a ideia de rusticidade e originalidade, os elementos criam harmonia com a parede de pau a pique. No jardim, Begonias, Rumohra Adiantiformis, Epipremnum Pinnatum, Peperomias e outras espécies de plantas foram utilizadas.

Casa Cor Brasília 2018, inaugurada em 12 de setembro, segue aberta para visitação até 30 de outubro. Com o tema Casa Viva, a mostra reúne cerca de 60 profissionais em 39 ambientes, que juntos, somam 5 mil².

Neste ano, a mostra está sediada na Casa da Manchete, uma construção com projeto de Oscar Niemeyer no Setor de Indústria Gráficas (SIG). Os ingressos para a Casa Cor Brasília podem ser comprados pelo Ingresso Rápido.

Veja também