NEWS - 31/12/1969

Instituto Ninar, especializado em Autismo, abre unidade em Goiânia


O número de diagnósticos do autismo é crescente. Se antes se esperava um caso para 1000 crianças nascidas, atualmente a expectativa é de um para 68, segundo o Centers for Disease Control (CDC), de Georgia, nos Estados Unidos. Com este aumento, a Psicologia se deparou com a falta de profissionais qualificados para atender a demanda. Em Goiânia, portanto, não seria diferente. E, para atender pacientes dentro do espectro do autismo, os psicólogos Gustavo Tozzi e Fabiana Andrade, cofundadores do Instituto Ninar de Brasília, irão inaugurar uma unidade na capital goiana, ao lado da psicóloga Nayane Talita Gobato, também sócia e que estará à frente do centro localmente. O instituto será lançado oficialmente no próximo sábado (10), em evento para convidados.

O interesse de Gustavo pela especialidade surgiu ainda durante a graduação, o motivando a realizar um estágio extra-curricular e, posteriormente, especialização e mestrado na área. Ele revela que o Instituto Ninar de Goiânia atenderá pacientes locais, que muitas vezes se deslocavam até Brasília ou até mesmo se mudavam para a capital federal em busca de tratamento com o instituto. “Foi então que percebemos a oportunidade e, durante um ano, preparamos a equipe para esta responsabilidade imensa que é atender crianças, jovens e adultos dentro do espectro do autismo. É um sonho, do ponto de vista clínico e técnico, realizado”, revela ele, que realiza atendimentos em autistas desde 2007.

Com Fabiana não foi diferente. Também na graduação, após curso extracurricular ela já se apaixonou e direcionou seus estágios para a área. “Quando terminei a faculdade, um ex-professor me convidou para montar um grupo de pesquisa com treinamento de pais. Dali pensamos em chamar o Gustavo e começamos, nós dois, a trabalhar diretamente com as famílias”, relembra. Em pouco tempo, passaram para o atendimento clínico em consultório, visto que sair de casa proporcionava um contato social e oportunidades para aprendizado que não eram possíveis no atendimento em domicílio. As modalidades também foram se diversificando. “Vieram os acompanhamentos terapêuticos, pedagógico e os grupos terapêuticos, tanto em consultório, quanto fora”, conta a psicóloga. Fundado em 2014, o Instituto Ninar possui, além da clínica em Brasília, unidades em Águas Claras e Rio Verde. 

Em Goiânia, a agenda está aberta e serão oferecidas, de início, as especialidades de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neuropsicologia e Psicopedagogia, com a presença semanal de Gustavo e Fabiana, que atuarão como supervisores clínicos. Os atendimentos poderão ser feitos em consultório, por meio de acompanhamento terapêutico, nos formatos individual e em grupo. Há ainda um grupo de apoio para pais. Estão previstos, a médio prazo, a inclusão dos projetos sociais da equipe: a Kombinha Azul, food truck, que estimula o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao mercado de trabalho, como atendimento a clientes, habilidades matemáticas e sociais, e faz paradas semanalmente em ruas de Brasília; e a banda de rock, composta por adolescentes e jovens autistas, terapeutas e voluntários. “Goiânia será herdeira de muita coisa que já dá certo. Será uma unidade bem preparada para lidar com diferentes desafios”, termina Gustavo. 

Anote!
Inauguração do Instituto Ninar
Quando: sábado, 10 de março, às 17 horas
Onde: Av. 136, 745, Setor Sul
Contato para agendamento: (62)98322-1122 e goiania@institutoninar.com.br

Veja também