CULTURA - 13/07/2018

Instituto Léo Romano recebe exposição de Christus Nóbrega


A Freira, impressão sobre linho rendado, 2017 (Foto: Divulgação)

O Instituto Léo Romano, centro cultural e educacional que também é sede do escritório do renomado arquiteto, recebe, a partir da próxima quarta-feira (18) até o dia 31 de agosto, a exposição Labirinto, do artista paraibano radicado em Brasília Christus Nóbrega.

Sob curadoria de Cinara Barbosa, a mostra é o resultado da investigação de cerca de três anos do artista. Trata-se de uma produção que revisita as memórias familiares, a história social de um lugar e apresenta obras que têm a renda labirinto como matriz e metáfora para as tramas que constituem a vida.

O Colo, impressão sobre linho rendado, 2017 (Foto: Divulgação)

Algumas histórias são desveladas neste processo artístico. É o caso da renda labirinto, introduzida no Brasil no século XVII por tradições europeias, que se distingue pela técnica de desfiamento do tecido e posterior preenchimento dos sulcos com motivos florais. Aparece também a condição do lugarejo Chã dos Pereiras (PB), distrito do pequeno município de Ingá, localizado a cerca de 100 km da capital João Pessoa. Revela-se ainda a memória familiar como paralelo de uma realidade comum. Perto dessa região também morou a avó de Christus Nóbrega, que, ao ficar viúva e perder a pensão, deu a guarda de seus cinco filhos para terceiros e obteve, com a venda da renda, parte dos recursos para manter seu sustento. 

A curadoria de Cinara mantém o propósito de ressaltar neste conjunto o entrelace das peças como medida das tramas diversas destas histórias. As fotografias coloridas, recortes de cenas da casa da avó de Christus, pontuam os sutis desvelamentos dos processos de busca. Aqueles que se fazem pelo caminho que se é possível trafegar a cada momento. 

Anote!
Labirinto, por Christus Nóbrega
Período: 18 de julho a 31 de agosto
Local: Instituto Léo Romano (Rua 131, número 79, Setor Sul, Goiânia – GO)
Telefones: (62) 3086 1965 /(62) 3945 4870

Veja também