TRENDS - 21/02/2017

IMB lança plataforma de mapas interativos de Goiás


O Estado de Goiás passa a contar com uma nova plataforma de mapas interativos com informações georreferenciadas: o Sieg Mapas. A ferramenta foi desenvolvida pelo pesquisador em geoprocessamento Bernard Silva de Oliveira, da Gerência de Cartografia e Geoprocessamento do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

 

Desenvolvido para o portal Sistema Estadual de Geoinformação, o Sieg Mapas concentra o acervo cartográfico georreferenciado disponível e o torna acessível de forma facilitada em uma plataforma moderna e intuitiva, que permite ao usuário  visualizar e sobrepor dados geográficos de diversos assuntos, realizar buscas por coordenadas geográficas ou por cidades, criar mapas e prepará-los para impressão, realizar a medição de distâncias e o cálculo de áreas, além de possibilitar o download dos dados georreferenciados disponíveis no portal Sieg em formato específico para trabalhar em softwares de geoprocessamento.

A plataforma foi desenvolvida com o intuito de disseminar a informação territorial do Estado, por meio de softwares gratuitos e dentro dos padrões internacionais de interoperabilidade, ou seja, com possibilidade de conexão com plataformas de dados do mundo todo. São baseados na proposta da concessionária internacional de dados geográficos, a OGC (Open Geospatial Consortium). O Sieg Mapas disponibiliza 117 layers (camadas) já existentes no repositório georreferenciado do Portal SIEG.

De acordo com a superintendente do IMB, Lillian Prado, o SIEG Mapas vem para ajudar a cumprir uma das missões do Sistema: disponibilizar as informações geográficas produzidas pelo poder público estadual para toda a sociedade.

O Sieg Mapas pode ser acessado no Portal SIEG (www.sieg.go.gov.br) ou diretamente pelo endereço eletrônico: www.sieg.go.gov.br/siegmapas

Veja também