CASA - 25/07/2019

Goiânia recebe palestrantes da Bélgica e Argentina para debater sobre Art Déco

Programado para agosto, Goiânia Art Déco Festival 2019 convoca restaurantes para participar do festival


Coreto da Praça Cívica (Foto: Divulgação)

Para celebrar o patrimônio Art Déco da cidade, a Capital de Goiás recebe a 2ª edição do Goiânia Art Déco Festival (GADF 2019). Realizado entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, o evento preparou duas palestras internacionais sobre o movimento artístico e convidou restaurantes de alta cozinha da região para criar pratos temáticos. Inédito no Brasil, o evento discute a preservação do patrimônio no âmbito cultural, educacional e turístico.

Especialistas da cidade de Bruxelas, na Bélgica, e de Buenos Aires, na Argentina, aterrissam na cidade para debater a valorização do estilo. Nos países em questão, o movimento é tratado com grande respeito à história do patrimônio, como tesouros arquitetônicos. A palestrante da Argentina será Adriana Piastrellini, arquiteta e presidente da AdbA – Art Déco/ACAPA. Ela esteve em Goiânia ano passado, para o mesmo festival, e agora retorna trazendo a exposição do concurso de fotografias Art Déco da AdbA Art Déco, seguida da palestra Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional.

Já a palestrante da Bélgica será a gerente de comunicação da Fundação Boghossian – Ville Empain, Caroline Schuermans. O Villa Empain é uma casa privada em estilo Art Deco em Bruxelas, construída de 1930 a 1934 pelo arquiteto suíço Michel Polak. Foi encomendado pelo barão Louis Empain, filho do industrial belga Édouard Empain. Está aberta ao público desde a sua restauração, entre 2009 e 2011.

Circuito Déco de Gastronomia

Confit de Galinha Caipira (Foto: Divulgação)

A geometria e a história Art Déco é o tema central do Circuito Déco de Gastronomia e quem já se adiantou no menu foi o Art Déco Marista Restaurante, do Ibis Style Hotel. O chef Eduardo Torquato foi a fundo na culinária local para criar um prato exclusivo e com sabor inteiramente goiano: Confit de Galinha Caipira.

Restaurantes de alta cozinha de Goiânia podem participar com pratos frios, quentes ou sobremesas. Contudo, é preciso criar algo inédito, seguindo a temática Art Déco. Todos os pratos participantes estarão disponíveis em um cardápio virtual nas redes sociais do GADF 2019, com o endereço do estabelecimento.

Para saber como participar, basta entrar em contato com a equipe organizadora do festival pelo e-mail goianiaartdecofestival@gmail.com ou pelas redes sociais com o nome e telefone para contato. As inscrições vão até 10 de agosto.

-

Serviço:

Adriana Piastrellini (Argentina)

Exposição do concurso de fotografias art déco da AdbA Art Déco Buenos Aires – ACAPA. Palestra “ Herencia Sur-Primer Corredor Art Déco Trinacional”;

Quando: 27 de agosto (terça-feira);

Horário: 9 horas;

Local: Espaço de Exposição da Área III, PUC-GO, na Praça Universitária.

 

Caroline Schuermans (Bélgica)

Fundação Boghossian – Ville Empain, casa privada em estilo Art Deco em Bruxelas;

Quando: 30 de agosto (sexta-feira);

Horário: 19 horas;

Local: Aliança Francesa – Rua 132, nº 277, no Setor Sul.

Veja também