CULTURA - 16/07/2019

Goiânia recebe 8 ½ Festa do Cinema Italiano em agosto

Maior e mais forte, festival amplia circuito e traz o melhor do cinema italiano para o Brasil


Foto: Divulgação

Alcançando 16 cidades brasileiras em 2019, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano chega a 5ª edição com um novo formato. Realizado em duas semanas, de 8 a 14 de agosto, o festival tem palco os municípios de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Niterói, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife. Já do dia 15 a 21 de agosto, Goiânia, Belém, Florianópolis, Salvador, Vitória, Fortaleza, Londrina e Natal entram no circuito de exibição. Não foi apenas o número de cidades que aumento, mas também a quantidade de filmes e sessões programadas: mais de 300 exibições. A expectativa é de alcançar mais de 25 mil espectadores.

Nesta edição do evento, estão garantidas as premières de importantes filmes, que fizeram grande sucesso nos mais importantes festivais internacionais, como Lucia Cheia de Graça (Troppa Grazia), de Gianni Zanasi, exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2018; ou Euforia, de Valeria Golino, filme em competição na mostra Un Certain Regard, também no Festival de Cannes 2018.

Foto: Divulgação

Também serão apresentadas as últimas obras de grandes autores, como Noite Mágica (Notti Magiche), dirigido por Paolo Virzì (de A Primeira Coisa Bela, Loucas de Alegria, Ella e John), e Silvio e os Outros (Loro), do vencedor do Oscar, Paolo Sorrentino (A Grande Beleza, Youth), sobre a vida do controverso ex-primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi. O público também pode esperar a exibição de filmes de jovens diretores, como Entre Tempos, de Valerio Mieli, e Desafio de um Campeão.

Em comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, o festival homenageia grandes mestres da arte renascentista, com a exposição de recriações contemporâneas de algumas das obras-primas de Caravaggio, da Vinci, Botticelli, Raffaello e Michelangelo.

Foto: Divulgação

O filme homenageado desta edição será A Melhor Juventude (La Meglio Giovetú), de Marco Tullio Giordana, que narra uma epopeia familiar através de algumas das páginas mais importantes da recente história da Itália.

No site oficial do festival você confere mais informações. Sendo R$ 20 a entrada inteira e R$ 10 a meia aqui em Goiânia, o evento será realizado no Lumière Cinema do Banana Shopping.

Veja também