VIAGEM - 01/07/2019

Fique por dentro dos melhores roteiros turísticos para conhecer um outro lado da Europa

Além da famosas capitais, o Velho Continente guarda muitos segredos para os aventureiros de plantão


Castelo de Vide, em Alentejo, maior região de Portugal (Foto: Divulgação)

Paris, Londres e Roma não são mais destinos suficientes para as pessoas que viajam à Europa. A Torre Eiffel, a Ponte de Londres e o Coliseu ainda fazem parte dos roteiros, mas nem de longe são as atrações mais relevantes nos roteiros. Atualmente, os brasileiros viajam de forma diferente. A busca por novos destinos é uma constante e experiências diferenciadas são imprescindíveis. Nessa esfera, a operadora de turismo Abreu separou alguns roteiros para quem quer sair do itinerário padrão.

Um deles é o pacote Cenários da Escócia, que visita Manchester e Alnwick, na Inglaterra, e outros 16 destinos na Escócia: Edimburgo, Falkland, Dunnottar, Aberdeen, Elgin, Culloden, Inverness, Urquhart, Fort William, Inveraray, Loch Lomond, Glasgow, New Lanark, Distrito dos Lagos e Windermere. Vários cenários dos filmes de Harry Potter são visitados, como o castelo da vila de Alnwick, que serviu como locação para o castelo de Hogwarts. Além disso, os viajantes embarcam no trem a vapor Jacobite Steam Train, que passa pelo viaduto Glennfinnan, construção que também aparece nos filmes do jovem bruxo.

Castelo de Alnwick, cenário que serviu de locação para Hogwarts, em Harry Potter (Foto: Reprodução/nickfrom/Pixabay)

Outro destaque é a vila de Falkland, que foi cenário da série Outlander, além da visita ao Lago Ness, onde, segundo as lendas locais, vive um monstro aquático.

Lago Ness, na Escócia (Foto: Reprodução/Chorengel/Pixabay)

O Grande Circuito dos Balcãs aposta na descoberta de destinos que costumam estar fora dos roteiros tradicionais. O itinerário é diverso, incluindo cidades históricas, praias deslumbrantes e maravilhas naturais. Ohrid, na Macedônia, por exemplo, fica à beira do lago mais antigo da Europa e aos pés de montanhas, em um panorama que se tornou Patrimônio Mundial da UNESCO por ser um dos primeiros assentamentos humanos do planeta.

O itinerário também visita Eslovênia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Sérvia e Croácia. Na última, é possível passar por Dubrovnik, cenário de Porto Real na célebre série de televisão Game of Thrones.

Uma das paisagens de Dubrovnik (Foto: Divulgação)

Ainda, é possível adequar os roteiros mesmo em países muito tradicionais. Foi o que aconteceu com o circuito Portugal de Norte a Sul, que passa por vilarejos que vão além dos destinos mais visitados por turistas. Entre eles está Belmonte, charmosa aldeia que foi berço de Pedro Álvares Cabral e onde há um museu sobre o descobrimento do Brasil.

Há também visitas à Marvão e Castelo de Vide, vilarejos situados no topo de colinas, com casinhas brancas, muralhas e até castelos, e Travassos, aldeia ligada à ourivesaria que conta com um Museu do Ouro. Por lá, é possível enriquecer ainda mais o itinerário com degustações dos vinhos portugueses e experiências gastronômicas típicas.

Veja também