CULTURA - 02/05/2017

Fica 2017 seleciona 25 filmes para Mostra Competitiva


Foi anunciada na última quinta-feira, 27, a lista de filmes selecionados para a Mostra Competitiva do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2017).

A Mostra recebeu 363 inscrições do mundo inteiro. Desses, o júri selecionou 25 filmes, sendo 15 estrangeiros e 10 brasileiros que concorrerão a R$280 mil em prêmios. Entre os brasileiros, 4 são goianos.

Nessa edição, o Fica traz filmes brasileiros e de mais 10 países: França, Japão, Chile, Irã, Bielorrúsia, Suíça, Rússia, Argentina, México e da Alemanha.

O júri de seleção do festival pelos especialistas em cinema Rodrigo Cássio (presidente), Geórgia Cynara, Juliana Corso, Márcio Júnior e Rafael Parrode. O trabalho de seleção de filmes foi realizado durante o mês de abril na Vila Cultural Cora Coralina.

Para comemorar os 50 anos da Saneago, esse ano será realizada uma mostra paralela com o tema “água”. O júri selecionou 5 filmes para essa mostra que integra a programação oficial do festival e terá um prêmio no valor de R$ 30 mil.  O Fica também traz a tradicional mostra Fica Animado, dirigida ao público infantil, e o projeto lançado ano passado O que Fica do Fica?, com a participação de estudantes da rede escolar da região metropolitana da cidade de Goiás.

Novidades

Após três anos, a Mostra Competitiva do Fica 2017 volta para sua tradicional casa, o Cine Teatro São Joaquim.
Outra novidade é que o júri oficial do festival será composto apenas por mulheres nessa edição. O nome das profissionais será anunciado em breve.

O Fica 2017 será realizado entre 20 e 25 de junho, na cidade de Goiás. Uma obra do artista goiano Pitágoras vai ilustrar a edição desse ano.
O tema do festival 2017 é “Cidades sustentáveis: Os Desafios do Século XXI”. No encerramento, o público poderá conferir um show dos artistas Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda. Toda a programação do Fica é gratuita e aberta a todos os públicos.

Confira a lista dos filmes selecionados aqui.

 

(Fotos: Divulgação)

 

 

 

Veja também