CULTURA - 05/06/2018

Festival Varilux de Cinema Francês é destaque da programação cultural de junho


Valérie Lemercier no filme '50 São os Novos 30', um dos longas do festival (Foto: Divulgação)

O Festival Varilux de Cinema Francês, evento que apresenta a contemporânea cinematografia francesa, começa nesta quinta-feira (07) e vai até dia 20 de junho.

A mostra, que no ano passado conquistou o ranking de maior festival francês do mundo, levou 180 mil pessoas aos cinemas, apontando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior. Na edição deste ano, que conta com 21 filmes, 62 cidades receberão a mostra, das quais três terão aberturas com presença da delegação artística: São Paulo, no dia 6 de junho; Rio de Janeiro, no dia seguinte, 7 de junho; e Salvador, no dia 4 de junho.

Pela primeira vez, o festival, em parceria com a UnifranceFilms, apresentará uma seleção de sete curtas-metragens franceses, demonstrando dessa forma a diversidade e a criatividade da narrativa audiovisual da França. O Varilux promoverá também, pela segunda vez, uma Mostra de Realidade Virtual, com curadoria do cineasta e especialista francês Fouazi Louahem, que também ministrará uma Masterclass de Realidade Virtual.

Além da exibição dos filmes, as atividades paralelas contemplam debates com os integrantes da delegação, ações e sessões educativas, laboratório franco-brasileiro de roteiros sob a coordenação de François Sauvagnargues, especialista de ficção e ex-diretor geral do Festival Internacional de Programação Audiovisual (FIPA) e também um encontro entre profissionais do audiovisual franceses e brasileiros.

Em Goiânia, o Festival Varilux de Cinema Francês 2018 será exibido no Cinema Lumière, do Shopping Bougainville, e em Aparecida de Goiânia, no Cineflix do Aparecida Shopping. O lançamento e coquetel de abertura do festival em Goiânia acontece amanhã, dia 6 de junho, às 19h, no hall do Cinema Lumière.

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site e pela bilheteria do cinema. Confira a programação do festival no site oficial do evento.

Jérémie Renier e Marine Vacth em 'O Amante Duplo' (Foto: Divulgação)

Anote!
Lançamento e Coquetel de Abertura do Festival Varilux de Cinema Francês
Data: 06/06 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Hall do Cinema Lumière - Shopping Bougainville

Veja também