MODA - 27/10/2017

Exposição em Nova York conta a trajetória da Louis Vuitton

Mostra passou por Paris e chega aos Estados Unidos com lembranças do trabalho de Marc Jacobs



Com Informações E+

Exposição Volez, Voguez, Voyagez partilha a história de Louis Vuitton partindo de um item icônico: suas malas (Foto: Maria Rita Alonso)

A marca surgia no mesmo tempo em que os meios de transporte evoluíam e se popularizaram. Junto com a vontade da humanidade em viajar pelo mundo afora, nascia também a Louis Vuitton oferecendo uma solução inovadora: a mala! Sua utilidade era inquestionável e claro, caiu no gosto de quem já na época, detinha o privilégio de viajar. É desse começo da marca francesa, fundada em 1854, que se trata a exposição itinerante "Volez, Voguez, Voyagez", que já esteve em Paris e em Seul e agora chega a Nova York.

Diversos modelos de babem exposta: dos antigos baús carregados de logotipos e compartimentados de diferentes formas aos vestidos do Oscar. Isso tudo montado sobre uma sala especial e inédita em homenagem aos Estados Unidos. Também nesta sala, o trabalho do designer Marc Jacobs, que ficou 16 anos à frente da grife, é relembrado, através das criações clássicas para a marca.

A mostra, dividida em dez partes, também apresenta peças icônicas da marca, além de registros históricos expostas em dois andares do edifício edifício American Stock Exchange, local que funcionava a Bolsa de Valores, em Lower Manhattan.

Um dos curadores de mora mais respeitados do mundo, o historiador Olivier Saillard é quem assina a exposição. "Tentei esquecer um pouco da Louis Vuitton, a grande marca, para lembrar do homem que começou essa história toda", disse Saillard.

A história não deixa esquecer a grandeza de Vuitton. Em seu próprio ateliê, o então jovem artesão Louis Vuitton conquistou a elite francesa fazendo baús personalizados enfeitados com as flores de quatro folhas inspiradas nos motivos orientais populares na era vitoriana, que virariam o famoso monograma da grife. Inventou em seguida as malas de lona, mais leves e à prova d`água, que podiam ser facilmente transportadas. Na mostra, estão ainda as frasqueiras, os cabideiros, as cestas para piquenique e as ferramentas usadas na confecção de tudo isso.

Há referências às antigas viagens em um avião exposto com malas acomodadas em suas asas e um vagão de trem à vapor, com destaque para a visão da paisagem, além de um veleiro gigante. Uma verdadeira viagem ao mundo das viagens. E claro, com muito bom gosto.

Mostra também também traz peças recentes da marca, como a coleção em parceria com a Supreme (Foto: Maria Rita Alonso)

Roupas da grife também aparecem na montagem (Foto: Maria Rita Alonso)

Veja também