CULTURA - 04/07/2018

Exposição “Do princípio ao Meio” questiona a relação do homem com as novas tecnologias


A obra de arte "Menina Carmem Miranda" (Foto: Divulgação)

Com obras inspiradas em fotos das redes sociais de celebridades e símbolos icônicos da cultura ocidental, o artista plástico goiano Carlos Catini fará a exposição Do Princípio ao Meio, na Galeria 588 Artshow, localizada na Rua C-167, no Setor Nova Suíça. A entrada é franca e a abertura será realizada no próximo sábado (7/7), das 10h às 18h. De 9 a 13 de julho ficará aberta para visitação, das 13h às 17h, no mesmo local.

O artista plástico goiano Carlos Catini (Foto: Divulgação)

O trabalho de Carlos Catini demonstra a relação do homem com as novas tecnologias, que vieram para mudar ou inspirar novas formas de expressão. O artista traduz esse comportamento em seu trabalho, intervindo em figuras célebres e símbolos icônicos da história das artes visuais e da música - como Charles Chaplin e Carmem Miranda - mas também em pessoas comuns de suas redes sociais. Assim, Catini suscita rupturas e desconstrói formas que delineiam outras estruturas pictóricas e criam vínculos com as heranças da pop art, fazendo alusão ao artista americano Andy Warhol.

Nas pinturas de Catini, o filtro das selfies é criado por suas mãos, permitindo ao observador visualizar a ruptura das formas demonstrando a essência e o reconhecimento do valor estético das pessoas. Os trabalhos em acrílico sobre tela dialogam com as imagens constantemente citadas e apropriadas, instigam a problematização do valor de exposição da cultura de massa que perpassa ao mesmo tempo pelo fetiche do self, pela reprodução e pela intervenção, deixando-nos em dúvida se a avalanche de imagens de si, em sua necessidade de autoafirmação, já não indica a negação de si.

Anote!

(Foto: Divulgação)

Exposição do Princípio ao Meio
Artista: Carlos Catini
Local: Galeria 588 Artshow (Endereço: Rua C-167, Qd 588, Lt 11. Setor Nova Suíça)
Abertura: 07 de julho, das 10h às 18h
Visitação: 09 a 13 de julho, das 13h às 17h
Entrada: franca
Informações: (062) 3259-0939

Veja também