MODA - 27/08/2019

Estação Ferroviária inspira looks para o Goiânia Art Dèco Festival

Prédio construído na década de 1950 passou por recente revitalização. Evento começa nesta terça-feira (27) e segue até 1º de setembro


"Através do Tempo", por Dora Lucena (Foto: Fabricio Cardoso)

Tendo a antiga Estação Ferroviária de Goiânia como fonte de inspiração, participantes da 1ª edição do Desafio Viver de Moda compuseram looks exclusivos que trazem várias referências ao estilo Art Dèco do prédio. As roupas farão parte de uma exposição que integrará a programação do 2º Goiânia Art Dèco Festival 2019, realizado de 27 agosto a 1º de setembro. O campus da capital do Instituto Federal de Goiás (IFG) servirá como palco para a exposição das peças.

As modelagens autorais, como explica a designer e professora de moda Nélia Finotti, que resultaram nos oito looks, usaram como referência as cores principais do prédio, texturas da fachada e até a iluminação que o monumento recebe do Sol. Responsável pela orientação técnica dos candidatos que tiveram seus trabalhos selecionados, ela explica que foram traduzidas, em design de moda, “os traços, as cores e texturas que compõem o conjunto paisagístico da antiga Estação Ferroviária.

"Viés do Tempo", por Hecto Alan (Foto: Fabricio Cardoso)

Outro destaque é que as roupas foram confeccionadas de forma sustentável, com uso de materiais reaproveitados. Além disso, até a fase da recente reforma aparece nas roupas, ligadas aos tijolos e tintas. “As principais referências utilizadas foram os elementos gerais da Estação Ferroviária, como os trilhos, a Maria Fumaça, o relógio e os detalhes da estrutura, como os vidrilhos, representados por patchwork”.

"TUA", por Carolina Oliveira (Foto: Fabricio Cardoso)

As cores predominantes nas produções foram o amarelo, que representa a cor do cartão postal, e o azul, que se refere ao céu e ao jeans, que no passado era de uso exclusivo de operários.

-

Ficha Técnica

Fotos: Fabricio Cardoso

Beleza: Evando Filho

Styling e produção: Nélia Finotti e Wallisson Faria

Assistentes: Raphael Dourado e Gabriela Daher

Modelos: Jéssika Alves e Juliana Ribeiro (Mega Model Goiânia)

Locação: Estação Ferroviária de Goiânia 

Veja também