BELEZA - 12/01/2018

Especialista dá dicas para manter os cabelos protegidos durante o Verão


O consultor de O Boticário, Ricardo dos Anjos (Foto: Divulgação)

O verão está aí e é marcado pelos banhos de mar ou piscina. Esse clima delicioso interfere na saúde dos cabelos. Por isso, é importante se valer de alguns hábitos e cuidados para que ao final da estação, os fios se mantenham com vigor e brilho. Para prevenir o prejuízo aos fios, o consultor de O Boticário, Ricardo dos Anjos, dá dicas para manter os cabelos sedosos sob altas temperaturas.

“Nos dias mais quentes, os efeitos do calor são associados a suor e bastante exposição à luz solar, o que causa maior dilatação da cutícula dos fios, fazendo com que o cabelo perca nutrientes, brilho e fique ressecado. Por isso, a dica é investir em produtos que garantam resultados rápidos”, sugere. A hidratação feita com os produtos corretos e da maneira certa garante cabelos bonitos e saudáveis.

Os fios, independente da textura, sofrem com o sol, o vento, o cloro e a poluição, que tiram a proteção natural. Tudo isso faz com que percam água e, consequentemente fiquem mais ressecados, sem brilho e sem balanço e cheios de frizz. Outra dica do experiente cabeleireiro Ricardo dos Anjos, um dos queridinhos das blogueiras, e consultor expert de O Boticário, é abusar dos chapéus, bonés e produtos que protegem os fios dos raios solares e mantêm os cabelos sempre limpos.

No verão, problemas como seborreia, caspa e outros tipos de fungos no couro cabeludo ficam mais evidentes. Ao sair do mar e da piscina, enxague bem os cabelos. É importante retirar todos os resíduos do cabelo, limpando os fios da raiz às pontas. Esse cuidado evita danos aos fios causados pela salinidade e pela química no tratamento da água da piscina.

Etapas

Hidratação - Passo 1 (Foto: Guilherme Pupo)

Hidratação - Passo 2 (Foto: Guilherme Pupo)

Os cuidados começam na lavagem - permitida todos os dias ou sempre que necessária. É fundamental utilizar um shampoo de cuidados diários, e não um de limpeza profunda. “Aconselho passar duas vezes o shampoo com massagens circulares, tirar o excesso de água e aplicar o condicionador. Se houver necessidade, pode aplicar a máscara capilar junto com o condicionador e deixar entre 5 e 10 minutos para fazer efeito. Depois, deve enxaguar bem”.

Fique atenta à temperatura da água. A indicação é usá-la gelada, mas se não for confortável, a dica é lavar em temperatura morna – até 25 graus - e terminar com a fria (jamais use quente). Quando a temperatura está muito elevada, o cabelo pode desidratar ainda mais, além de propiciar a descamação do couro cabeludo. Utilizando água fria, o poro do cabelo fecha e ele fica limpo por mais tempo.

Um alerta importante do consultor é sobre o uso do condicionador: o produto não foi feito para permanecer no cabelo. Deve ser totalmente retirado no enxágue. Para melhor hidratação, existem produtos específicos, sem enxágue, que podem permanecer nos fios, como os cremes de pentear.

Para os cabelos que estão com as cutículas abertas (as pontas ficam secas e podem abrir) e mais suscetíveis à queda, o expert sugere que o processo de pentear não seja feito com os cabelos ainda molhados. Neste caso, a dica é usar um creme de pentear para ajudar a desembaraçar os fios, sem quebrá-los.

Hidratação - Passo 3 (Foto: Guilherme Pupo)

Hidratação resultado final (Foto: Guilherme Pupo)

Potencializando a hidratação
Para finalizar os cuidados de forma prática e possibilitar retoques ao longo do dia, a linha Match - Patrulha do Frizz conta com um sérum finalizador. A utilização de máscaras também é importante para repor os nutrientes dos fios. O uso da máscara da linha Fonte de Hidratação pode ser feito de uma a duas vezes na semana, dependendo do tipo e necessidades de cabelo. Depois de todo o processo, é preciso enxaguar muito bem os cabelos, lembrando que esse produto não substitui o condicionador, que sela as cutículas dos cabelos, evitando o aparecimento de pontas duplas e o frizz.

É importante lembrar que para uma hidratação profunda é essencial utilizar a linha completa – Máscara Pré Shampoo, Shampoo e Condicionador. O processo de hidratar é simples, não tem segredo. “Importante também é manter uma alimentação saudável, evitar excesso de água quente, secador ou chapinha que intensificam o ressecamento”, diz.

Outras dicas do expert são escolher shampoo e condicionador indicados para seu tipo de cabelo, assim como o uso de finalizadores e máscaras capilares que possuam compostos com alto poder de hidratação e nutrição. Hidratar regularmente ajuda a prevenir o ressecamento e aumenta a proteção dos fios. Para quem não abre mão do secador, o ideal é manter o fluxo de calor longe dos fios, a um palmo de distância. “O verão pede uma beleza menos produzida. A minha dica é deixar o cabelo secar naturalmente e, se for o caso do seu cabelo, assumir os cachos! Assim, os fios ficam mais saudáveis e bonitos”, observa Ricardo dos Anjos.

Soluções O Boticário:

Linha Fonte de Hidratação

O Match. Fonte de Hidratação Co-wash limpa e condiciona os fios de uma vez só, dispensando o uso de shampoo. Sem sulfatos e parabenos em sua fórmula, o Co-wash limpa os fios de maneira delicada, sem produzir espuma. A formulação com óleo de coco proporciona hidratação profunda, prevenindo a formação de pontas duplas e ressecamento. É ideal para os cabelos com cachos, que demandam hidratação e tratamento especiais.

Além do Co-wash, a linha Fonte de Hidratação traz Shampoo, Condicionador e Máscara capilar.

  • Hidrata profundamente na 1ª aplicação
  • Previne pontas duplas
  • Protege do ressecamento
  • Máxima concentração de óleos para vitalidade e brilho

Patrulha do Frizz

A linha Patrulha do frizz sela as cutículas dos fios, formando uma película que protege os fios da umidade graças à combinação de óleo de abacate com creatina. São quatro itens para combater o frizz: shampoo, condicionador, sérum e máscara de blindagem.

  • Blinda o frizz contra a umidade por até 2 dias
  • 8x menos frizz na 1ª aplicação
  • Sela as cutículas sem pesar
  • Ideal para cabelos com e sem escova 
  • Linha Tônico do Crescimento

A linha Tônico do Crescimento combina proteínas com vitamina B para dar fortalecimento e resistência à fibra capilar. Além disso, a linha que tem Tônico do Crescimento, Shampoo e Condicionador, garante 25% menos queda de cabelo por quebra dos fios.

  • Crescimento comprovado em 30 dias
  • 29% menos queda por quebra
  • 15% mais força para os fios
  • Aumento imediato da força e resistência dos fios
  • 625 novos fios em 90 dias

Veja também