CULTURA - 08/03/2018

Emanuely Camargo lança seu primeiro livro, Pensamentos Travessos


Nascida em Goiânia, Emanuely Camargo chega aos 17 anos lançando seu primeiro livro, resultado não de um ímpeto qualquer, mas de toda uma existência precoce dedicada às letras. “Pensamentos Travessos” é fruto de alguém que se debruça sobre a leitura desde muito cedo, inclusive disseminando o prazer pelas letras entre colegas de escola desde os 10 anos de idade. Assim, é com satisfação que ela volta de Boston, onde passa o ano estudando, para sua cidade natal, especialmente para o lançamento daquela que ela pretende que seja a primeira de uma série de obras.

O livro “Pensamentos Travessos” será lançado no dia 13 de março, na Livraria Leitura, do Goiânia Shopping, com selo da editora Kelps. A obra reúne reflexões de um ser ainda em construção, permeado por sentimentos de gratidão, saudade e compaixão. Em ritmo de crônicas cotidianas, os textos questionam a pressa de viver, as convenções impostas pela sociedade e a acomodação que pode levar a tantas frustrações humanas. Tudo vem à tona sob o olhar de alguém muito jovem, claro, mas também dona de um vasto repertório construído à base das tantas leituras consumidas até aqui.

Ainda pequena, Emanuely se deu conta de que o prazer pela leitura arrastava consigo a necessidade de escrever. Era preciso colocar no papel a imaginação e o ambiente observado ao seu redor. Foi assim que começou a rascunhar as primeiras linhas, ainda em status privado, até ganhar confiança para sua primeira publicação.

Lá pelos 10 anos de idade, Manu, como é conhecida em seu circuito familiar e entre amigos, carregou alguns de seus livros preferidos para a escola e passou a compartilhar aquelas histórias com colegas na hora do recreio. Anotava as demandas e interesses do grupo e até passou a locar as publicações para os colegas.

O olhar de Manu, alguém que cresceu em família de artistas, traz muito de seu universo. É sobrinha da dupla Zezé Di Camargo e Luciano, seu pai, Emanoel Camargo, é empresário de músicos, casado com a empresária Glauce Godoi, e seus avós, Helena e Francisco, construíram uma bela história para o acervo musical do Brasil. Neste contexto, é de se esperar por um arsenal de observações ligeiramente distinto da média comportamental dos jovens brasileiros.

A autora de Pensammentos Trevosos, Emanuely Camargo (Foto: Anderson Macedo)

Anote!
Lançamento, com Sessão de Autógrafos, do livro “Pensamentos Travessos”

Autora: Emanuely Camargo
Data: ‪13 de março de 2018, a partir das 18 horas
Local: Livraria Leitura (‪Av. T-10, Goiânia Shopping)

Veja também