CASA - 20/08/2018

Donatelli lança coleção assinada por Maraí Valente


Detalhes dos tecidos da coleção Woodblock, assinada por Maraí Valente (Foto: Divulgação)

Assinada pela designer paulista Maraí Valente, do estúdio Pelle, a Donatelli Tecidos lança a coleção Woodblocks, linha que tem como inspiração a técnica de estamparia woodblocks, que utiliza blocos esculpidos em madeira para criar estampas em tecidos.

A técnica de impressão originária da China foi introduzida na Índia, no estado do Rajastão, há apenas quatrocentos anos e hoje é mundialmente conhecida como Bagru. O processo de esculpir em bloco de madeira é totalmente manual e envolve o uso de brocas, cinzéis, martelos e pregos. A estamparia realizada com blocos de madeira carrega as pequenas irregularidades humanas inevitáveis no trabalho manual e criam um efeito artístico das estampas de bloco.

Sobre bases naturais, a coleção apresenta composées com diferentes cores e coordenados de tecidos lisos, como veludos e linhos puros, e jacquards em poás. O tecido assume o caráter de obra de arte, quando exposto como um painel em seu tamanho real, bem como um efeito único e exclusivo para revestir paredes, mobiliário e complementos.

São trabalhadas cinco paletas de cores nos tecidos da coleção, todas com origem em elementos da natureza encontrados nas matas, rochas, cristais e terra. Os desenhos e padrões são baseados em algumas das histórias fantásticas das escrituras Védicas, livros sagrados do hinduísmo, que foram utilizadas nos tecidos de forma a representar a relação de ordem e busca do equilíbrio entre o homem e o Universo.

A coleção Woodblocks pode ser adquirida nas lojas da Donatelli ou em revendedores autorizados. Em Goiânia, os tecidos podem ser conferidos na AM Casa, localizada na Rua 1134, sem número – quadra 241.

Veja também