MODA - 29/07/2019

Descubra como inovar no vestuário com os 7 Estilos Universais da Moda

Direto dos anos 1980, conceito pode ajudar a definir qual estilo deixa você mais confortável


Foto: Reprodução/Free-Photos/Pixabay

É comum nos lembrarmos de uma pessoa devido aos gostos, gestos, características físicas e também pela forma com que ela se veste. Tornou-se comum denominamos o conjunto de vestimentas e acessórias de um conhecido como “estilo”. Todo mundo tem um, não é?! Alguns são mais aperfeiçoados que outros, diga-se de passagem. Você saberia definir o seu?

De acordo com um conceito elaborado nos anos 1980, nós não temos um estilo único, mas uma combinação de tendências preferidas. Precursoras da consultoria de imagem e estilo, Alyce Parsons e Mimi Dorsey elaboraram a Teoria dos Sete Estilos Universais para comprovar que temos sempre um como dominante, o que se destaca nas nossas produções, mas que não deixamos de agregar características de outros. A teoria cruza comportamentos e personalidades com preferências relacionadas ao vestuário.

Abaixo você confere os principais pontos sobre cada um deles! A lista foi elaborada pelo brechó online TROC.

Estilo Tradicional

Foto: Divulgação/TROC

O estilo tradicional é o que comunica seriedade, sobriedade, elegância, conservadorismo, formalidade e, até mesmo, rigidez. Sendo assim, pode expressar responsabilidade, organização e, também, idoneidade. A pergunta é: como um estilo pode comunicar tantos conceitos? Simples: além do comportamento e postura, a aparência é uma das comunicações não-verbais que utilizamos para compreender um ao outro.

Neste, a tabela de cores é uma combinação entre cores neutras, tons terrosos, cores sólidas e opacas. Dentro disso, as estampas e padronagens são sempre miúdas e discretas. As peças de alfaiataria são itens essenciais para esse tipo de closet. Ainda assim, jeans em modelagens mais retas são bem-vindas, além de twin sets, peças em tweed, lã e seda.

O clássico scarpin não poderia ficar de fora! Porém, sapatos mais arredondados e mais baixos, como as sapatilhas, também podem compor o look.

Estilo Sexy

Foto: Divulgação/TROC

Os looks do estilo sexy costumam apresentar silhueta marcada ou deixar alguma parte do corpo à mostra. O segredo para arrasar nesse tipo de composição é saber qual parte do corpo merece destaque e quais devem permanecer mais discretas. Os tecidos fluídos, animal print, texturas em couro e renda também são características do estilo. Além da roupa, os sapatos podem dar um tom sexy, como o salto alto com bico fino e as botas com cano alto. Os calçados em pedrarias e verniz também dão um certo charme. As bolsas em cores fortes e materiais como couro ou textura semelhante, são acessórios fundamentais para quem prefere se sentir sempre poderosa.

Estilo Dramático Urbano

Foto: Divulgação/TROC

Esse gênero acrescenta aos looks muita ousadia e modernidade. Pessoas desse estilo tendem a abusar das cores fortes, sólidas e contrastantes. Ou seja, optam sempre por roupas que chamem a atenção e transmitem muita segurança, para sustentar estes looks. Algumas das tendências são composições monocromáticos de cores fortes, ou com duas cores que contrastantes, estampas geométricas, abstratas, de bichos e de poás (principalmente grandes). Além disso, as roupas assimétricas, com tecidos estruturados e com textura, golas volumosas, ombreiras e alfaiataria masculina estão sempre presentes nos looks dramáticos.

A escolha dos acessórios não poderia ser diferente: grandes e exagerados, geométricos e modernos. A seleção dos sapatos pode ser desde o clássico scarpin, até sapatos mais conceituais com bicos quadrados e plataformas. Por fim, para fechar o look, bolsas grandes, coloridas, ou pequenas e conceituais, são a escolha perfeita.

Estilo Romântico

Foto: Divulgação/TROC

O que não pode faltar de jeito nenhum nas peças desse estilo são: tecidos fluidos, rendas, babados, tule, pérolas e laços. Portanto, do menor ao maior detalhe, esses são definitivamente as principais características para compor o look romântico. As cores desse estilo seguem mais neutras e claras como os tons pastéis e candy colors.

Assim como as itens de vestuário, os acessórios também são importantes e essenciais para compor e fechar o tão queridinho look ladylike. Esses também são repletos de laços, bichinhos e flores.

Estilo Elegante Contemporâneo

Foto: Divulgação/TROC

A elegância não está apenas ligada às roupas, mas também às atitudes. Esse estilo geralmente é acompanhado de discrição, sofisticação e formalidade. No geral, são pessoas que investem em peças de qualidade, como alfaiataria e artigos de luxo e optam por peças estruturadas e de cortes retos, com caimentos perfeitos.

A paleta de cores tem tons sóbrios como preto, creme, bege, cinza, azul marinho e branco. Entretanto, combinações monocromáticas, tom sobre tom e o contraste com cores vivas são uma das características do estilo. A alfaiataria também é muito utilizada nesse estilo. Calças retas, pantalonas, pantacourt e cintura alta são peças base no contemporâneo. Os terninhos, blazers e camisas sociais de tecidos nobres, são pontos de destaque.

Estilo Natural Esportivo

Foto: Divulgação/TROC

Diferente do que a maioria das pessoas pensam, esse estilo não tem nada a ver com roupas esportivas. Muito mais do que isso, quem se enquadra aqui preza pela praticidade, funcionalidade e, principalmente, o conforto. Portanto, o look é bem despojado, com modelagens amplas e básicas. Uma calça jeans e uma camiseta são suas peças-chave no estilo natural esportivo. Entre as estampas favoritas estão as listras e o xadrez. Esses também dão preferência a tecidos macios e aos sapatos baixos.

Estilo Criativo

Foto: Divulgação/TROC

O estilo criativo é, na verdade, uma mistura dos sete estilos universais. As pessoas criativas geralmente são autoconfiantes e fogem dos padrões, ou seja, estão sempre apostando em algo divertido e inusitado. Então, o gosto estético apurado, ousadia e originalidade definem perfeitamente quem prefere essa tendência.

As principais características para esse são: cores vivas, mix de estampas e tecidos, sobreposições e peças artesanais.

Veja também