GASTRONOMIA - 29/03/2019

Da casca ao caroço, abacate traz benefícios para a pele e para o corpo

Conhecido por ser uma das matérias-primas do guacamole, fruta ajuda com a imunidade e, até mesmo, no tratamento do diabetes


Foto: Reprodução/Pixabay

Por ser uma fruta em que é possível aproveitar todas as partes, o abacate possui benefícios para todo o corpo. Nativo da América do Sul, e muito utilizado no México, o fruto é bastante cultivado, atualmente, em regiões tropicais e subtropicais. Provavelmente você já deve ter comido ele com salada ou no famoso guacamole. É certo que, desde o caroço até a casca, as vantagens passam pela pele, cabelos, organismo e podem ser percebidas até mesmo na circulação sanguínea.

Especialista em dermatocosmetologia, a Dra. Domenique Ferreira afirma que, por conter gorduras saudáveis, como ômega 3, atuantes como antioxidantes e no controle do colesterol, o abacate auxilia na hidratação tanto dos cabelos quanto da pele. Além disso, segundo a médica, o óleo da fruta “e um poderoso aliado contra a prisão de ventre”, reforçando a imunidade e auxiliando no tratamento do diabetes. “É considerado mais eficaz do que azeite, inclusive quando utilizado como curativo, por ser mais facilmente absorvido pela nossa pele”, explica.

Foto: Reprodução/Pixabay

E as vantagens não param, a especialista afirma que estudos mostraram que a pele das sementes do abacate possuem compostos medicinais que podem ser usados para tratar doenças do coração e até mesmo o câncer. Já na área da cosmética e dermatologia, é possível combater estrias, rugas e celulite, além de ajudar na metabolização do colágeno.

Para se ter uma noção, um abacate pequeno, com 150g de polpa (1 xícara, aproximadamente), fornece 240 calorias, 22g de gorduras, 13g de carboidratos, 3g de proteinas e 10g de fibras. Abaixo você confere algumas dicas de utilização:

Pele do rosto e cabelos: apropriado para a pele seca, oleosa ou mista e também pode ser utilizado para tratar cabelos secos e danificados. Máscaras faciais de abacate contém muitos nutrientes, incluindo as vitaminas A e E.

- Uso: Após lavar rosto com água morna, a máscara pode ser aplicada. Aplique uma fina camada da máscara de abacate para seu rosto e pescoço, durante 15 minutos.

Para tratar doenças de pele: Popularmente, é muito usado para ajudar em artrites, excelente para todos os tipos de pele, especialmente com problemas de eczema, psoríases e envelhecimento prematuro da pele. Não se pode esquecer que o óleo de abacate pode ser ingerido, sempre com muita responsabilidade.

Foto: Reprodução/Pixabay

Para a barriga: o óleo de abacate ajuda a reduzir os níveis de cortisol, hormônio responsável pela compulsão por comer e pelo acúmulo de gordura na região abdominal.

- Uso: Deixe agir por 10 minutos e lave a região com água fria.

Para fortalecer a imunidade: Por possuir uma combinação única de lipídios, fitoquímicos, vitaminas, ômegas e antioxidantes essenciais para a saúde, óleo de abacate é muito eficaz para manter sistema imunológico fortalecido e reduzir os radicais livres no organismo.

Veja também