NEWS - 22/03/2020

Coronavírus e a importância de se manter ativo

Atividade física regular e com intensidade moderada ajuda a aumentar a imunidade, reduz níveis de estresse e ansiedade


 

Kefera

O American College of Sports Medicine, uma das maiores entidades no que diz respeito a diretrizes de exercício físico, publicou, no dia 16 de março, algumas recomendações de como permanecer fisicamente ativo durante a pandemia da COVID-19.

Para todos, jovens e idosos, a atividade física regular é importante para se manter saudável. Praticar exercício físico de intensidade moderada promove significativas melhoras nas respostas imunológicas (Mondal, 2018), além de ajudar a reduzir marcadores inflamatórios crônicos de baixo-grau (Beaver, 2010).

A incerteza e a preocupação causadas pela pandemia podem aumentar quadros de ansiedade e estresse. A atividade física regular ajuda a reduzir esses sentimentos. Exercícios de respiração, Yoga e Pilates são excelentes opções para amenizar a sensação de pânico, medo e preocupação. “A saúde e a qualidade de vida das pessoas podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular da atividade física. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado uma forte associação entre estilo de vida ativo, melhor qualidade de vida e longevidade”, enfatiza Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company.

As diretrizes de exercícios para os americanos recomendam de 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada e duas sessões de treinamento de força muscular por semana. “É importante frisar que cada minuto vale. Podem ser 1, 2, 5, 10 ou 20 minutos. O essencial é manter o corpo em movimento”, diz Netto.

O diretor técnico da Bodytech listou algumas atividades para serem realizadas durante o período de isolamento. Confira as dicas:

Ambiente fechado:

✔Selecione a sua playlist preferida, deixe a música fluir, cante, dance livremente ou apenas se movimente de um lado para o outro;

✔ Suba e desça escadas;

 ✔ Pule corda;

✔Meditação é uma maneira eficaz de manter a mente serena;

Ao ar livre - sempre evitando aglomerações:

✔ Caminhada ou corrida;

✔ Andar e passear de bicicleta;

✔ Fazer jardinagem ou cuidar do gramado;

✔ Brincar com jogos ativos com a família;

Atividades com estímulos neuromusculares:

✔ Faça o download de um aplicativo de treinamento de força. Realize exercícios com o peso do corpo, agachamentos, flexão de braço, abdominais, Yoga;

✔ A plataforma BTFIT inclui um site e um aplicativo de download gratuito para smartphones e tablets, disponível nos sistemas operacionais Android e iOS. O BTFIT permite a prática de atividade física com orientação profissional dos educadores físicos da Bodytech a qualquer hora e em qualquer lugar (em casa, ao ar livre ou em academias). O app oferece aulas coletivas exclusivas de Yoga, 20 Min Workout, Abdominal, Mat Pilates, Ballet Fitness e CardioDance, além do Personal Trainer Online, que prescreve treinos personalizados e de vários desafios, cada um com um objetivo;

✔ E ainda para quem gosta de interação durante o treino e se sente mais motivado com essa troca entre aluno e professor, muitos profissionais da Bodytech estão dando aula on-line.

Veja também