GASTRONOMIA - 30/08/2019

Conheça 4 pratos para saborear no Dia Internacional do Bacon

Comemorada um sábado antes do Dia do Trabalho nos Estados Unidos, data é a desculpa ideal para comer sem culpa


Foto: Reprodução/Pearl Vaj/Pixabay

Comemorado desde 2.000, o Dia Internacional do Bacon foi criado pelos amantes do toucinho defumado para celebrar essa iguaria que se popularizou mundialmente. Criada nos Estados Unidos, a data é lembrada sempre no sábado antes do feriado do trabalho norte-americano, o Labour Day, que acontece sempre na primeira segunda-feira de setembro.

Dos Estados Unidos para o mundo, o bacon marca presença na cultura dos goianienses.  Por aqui, o Dia do Bacon aparece no calendário para dar uma alegria a mais aos amantes do corte. No feijão ou no sanduíche, o sabor faz parte do dia a dia e aparece em uma gama de possibilidades nos restaurantes.

Abaixo você confere quatro versões da iguaria para comemorar a data em grande estilo.

É saudável sim!

Salada Brasília, prato servido no restaurante Rubaiyat (Foto: Divulgação)

Embora muitas pessoas acreditem que o bacon é um grande vilão das dietas, ele pode ser o mocinho se consumido de forma consciente. Por ser carne animal, o corte possui gorduras boas e nutrientes. Talvez você não saiba, mas ele pode integrar diferentes tipos de salada, em que aparece como uma opção equilibrada para quem quer curtir sem exageros. O preparo pode levar alface, tomate, palmito, cenoura, batata palha e molho de mostarda, além da manta de gordura.

Tudo acaba em pizza!

Pizza Carbonara, servida no restaurante D'Lurdes (Foto: Divulgação)

Um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros, as pizzas ganham toques especiais com o bacon. Entre as cerca de 1 milhão de pizzas produzidas por dia no País, vários dos sabores levam bacon. A variação pode ser com muçarela, bacon, cebola, creme de leite, presunto, chapignon e catupiry. O importante é ter criatividade!

Para aquecer a barriga e o coração

Bacon Caramelizado, prato disponível no restaurante Beer Club Brasília (Foto: Divulgação)

Para comemorar essa data tão especial, nada como saborear as clássicas tiras de bacon tradicionais americanas com toque de cerveja. Você mesmo pode fazer em casa tiras crocantes de bacon assados com açúcar e gergelim cobertos com caramelo e abrir aquela cerveja gelada para um happy hour.

Falando em hambúrguer…

Trio Burguer, também servido no Beer Club Brasília (Foto: Divulgação)

Um dos carros gastronômicos mais famosos do mundo não poderia ficar fora da festa do bacon. Você pode usar a costela bovina com geleia de bacon e queijo artesanal no pão de sua preferência para fazer um simples e delicioso sanduíche. Outra opção de fica por conta do hambúrguer de bacon com maionese, cebola caramelizada e queijo muçarela. Para finalizar, tente o hambúrguer de grão de bico (falafel) com maionese de alho e ervas, tomate alface e queijo muçarela. Uma explosão de sabores!

Veja também