GASTRONOMIA - 28/08/2019

Confira 6 alimentos que ajudam a parar de fumar

Celebrado na quinta-feira (29), o Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça ações que alertam sobre os prejuízos do tabagismo


Foto: Divulgação

Pensado para incentivar a redução do número de fumantes ativos pelo Brasil, celebra-se em todo 29 de agosto o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Ainda que a quantidade de pessoas que fumam tenha caído 40% nos últimos 12 anos aqui no País, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, e a Organização Mundial da Saúde (OMS) tenha informado que, em 2019, mais de 90% da população brasileira não tem o hábito de fumar, alguns possuem muita dificuldade em abandonar um dos vícios mais prejudiciais à saúde.

Além da força de vontade e dedicação, como explica a professora de nutrição Sandra Oliveira, uma dieta adequada pode não apenas ajudar a vencer o hábito, como também a combater possíveis efeitos colaterais do processo, como depressão, aumento de peso, compulsão por doces e ansiedade, sendo o último um dos principais fatores que atraem as pessoas ao fumo. “Para combater, ou ao menos controlar, a ansiedade existem técnicas que são alcançadas com práticas de exercícios físicos, organização da vida cotidiana, tempo regular de sono e a alimentação menos calórica”.

Foto: Divulgação

A profissional garante que, se houver redução de alimentos energéticos ou que contenham substâncias reguladoras, nosso organismo será menos exigido e a sensação de satisfação reduzirá a busca por substâncias controladoras. Ainda, Sandra orienta que o exagero pela compulsão alimentar quase sempre está associado à desidratação do tecido. “A correta hidratação reduz toxinas e ainda equilibra o apetite”.

 “É importante evitar os exageros dos alimentos industrializados, pois além de conterem calorias extravagantes, se associam às substâncias que são maléficas ao corpo”, afirma a professora. Abaixo você confere algumas dicas preparadas pela profissional com alimentos que auxiliam na desintoxicação do tabaco. Confira!

Cenoura

Alimento rico em vitaminas que minimiza a produção de radicais livres provocados pelo tabaco.

Gengibre

A raiz contém substâncias que possuem a ação antioxidante e melhora o funcionamento dos sistemas respiratórios e circulatórios.

Abóbora

A semente ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a controlar a compulsão por doces durante as crises de abstinência.

Laranja

Rica em vitamina C, a laranja possui nutriente antioxidante. Por isso, ajuda na prevenção do aparecimento de substâncias cancerígenas no organismo.

Alho

Auxilia na remoção do excesso de muco na cavidade torácica, o que contribui para expulsar as toxinas do cigarro. Ele também contém outros nutrientes, como vitaminas A, potássio e fósforo.

Água

Esse é o líquido de ouro para parar de fumar. Beba muita água para eliminar as toxinas causadas pelo fumo. Além disso, a água ajuda a controlar a compulsão por doces, que pode surgir nesse período.

Veja também