GASTRONOMIA - 11/03/2019

Comida di Buteco 2019 será realizado entre abril e maio



Celebrando 12 em Goiás, o concurso terá como foco o “movimento dos 20”, com preço fixo de R$ 20,00 para os petiscos

Dom Cirus, vencedor de 2018 (Foto: Divulgação)

Com a participação de 42 estabelecimentos de Goiânia e Aparecida de Goiânia, o concurso Comida di Buteco será realizado entre os dias 12 de abril a 12 de maio. O concurso traz como novidade para 2019 o valor de R$ 20,00 aos petiscos concorrentes. O tema para a criação do petisco foi norteado pela celebração dos 20 anos do evento no Brasil, tendo inspirado a tabela de preço fixa, ou seja, não haverá algo que norteie o uso de algum tipo de insumo. Assim, a criatividade terá grande peso no preparo das receitas inéditas.

Em Goiás, o concurso chega a 12 edições, sempre com foco em resgatar a cozinha de raiz, transformar vidas, estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações e cumprir um importante papel de fomento à cultura gastronômica de boteco. Criado em 2000, na cidade de Belo Horizonte (MG), o Comida di Buteco será realizado, simultaneamente, em 21 cidades brasileiras. O objetivo é estabelecer abril como o mês oficial dos botecos em todo país, integrando assim o calendário nacional, da mesma forma que já existem comemorações de São João, Carnaval etc.

Foto: Divulgação/Rogério Porto

Em junho, finalizadas todas as premiações locais, um comitê de jurados vai conhecer os vencedores de cada uma das 21 cidades, dará suas notas e, então, elegerá o melhor do País. O anúncio do melhor boteco do Brasil será em julho, em São Paulo (SP). Em Goiás, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que ocorrerá no mês de maio ou junho, em data a confirmar. Mais informações podem ser consultadas neste link.

Veja também