CASA - 16/10/2017

Casa projetada por Oscar Niemeyer sediará Mostra Kzulo, em Anápolis


Casa está em obras para receber a mostra (Foto: Divulgação)

Entre os dias 08 de novembro e 10 de dezembro, Anápolis sediará a primeira edição da Mostra Kzulo de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo. Iniciativa inédita na cidade, o evento já conta com mais de 50 profissionais que assinarão os ambientes na histórica casa do Doutor Anapolino de Faria – peça importante na política e no desenvolvimento do município. A casa é o principal atrativo do evento. Seu projeto foi um presente de Oscar Neimeyer para Anapolino em meados da década de 1960 quando, na ocasião da construção de Brasília, se tornaram amigos.

A Mostra tem uma proposta ousada: restaurar o espaço, mantendo a originalidade do projeto arquitetônico de Niemeyer e a concepção da decoração – que conta com acervos do designer Sérgio Rodrigues. Além disso, os organizadores do evento prometem manter as características peculiares da casa, como os painéis dos artistas Gilda Reis Neto e Paulo Werneck.

Em tempo, o arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, estará na Mostra representando o Instituto Niemeyer e Niemeyer Arquitetos Associados em um dos ambientes do evento. O arquiteto, que trabalhou em vários projetos com o bisavô, fez questão de visitar pessoalmente as obras e contribuir de alguma forma com a Mostra.

O ineditismo do evento não para por aí. Além da Mostra, a programação contará com diversas ações, eventos culturais, visitas técnicas para universitários e vivências dinâmicas e interativas com o público. Sob o conceito “A história se inicia”, a proposta é embarcar em uma viagem no tempo e recontar algumas das experiências da família Faria – que se confundem com a história de Anápolis, explorando suas diversas especificidades nos ambientes que irão compor a Mostra.

Os herdeiros do Doutor Anapolino de Faria – atuais proprietários da casa, estão bastante entusiasmados com a restauração da casa onde cresceram. Elas já têm em mente alguns projetos para a casa, após o término da Mostra. A intenção é prestar uma homenagem ao pai que trabalhou incessantemente pelo desenvolvimento da cidade até o ano de sua morte, em 2008. Anapolino de Faria foi médico, vereador, deputado estadual e prefeito, além de ter fundado associações e apoiado tantas outras de grande importância para a região.

A Mostra Kzulo é um evento idealizado pelas empresárias Sheila Marçal, Joseane Pereira, Gioconda Farias que perceberam o potencial do município e idealizaram o evento. A produção do evento é de Rafael Miranda e as arquitetas Jésssica Madureira, Natália Crosara, Yone Maria Marques e Marisa Felix são as responsáveis técnicas. O objetivo da Mostra é movimentar o segmento de arquitetura e decoração de Anápolis valorizando os profissionais e lojistas da região. A Mostra já conta com o apoio de grandes marcas nacionais e regionais. A Mostra Kzulo espera um público de aproximadamente 20.000 pessoas durante os meses de evento. A expectativa é receber pessoas de Anápolis e cidades próximas, incluindo Brasília e Goiânia.

Anote!
1ª Mostra Kzulo de Arquitetura, Design de Interiores e Paisagismo de Anápolis
Quando: 08 de novembro à 10 de dezembro
Onde: Caso de Anapolino Faria – Rua Dona Sandita n° 55 St. Central, Anápolis-GO
Horário e ingressos: a definir

 

Veja também