CULTURA - 07/03/2018

Bananada divulga line up completo com Gil, Pablo Vittar, americano Lee Ranaldo e mais


Pabllo Vittar fecha o sábado de festival no Palco Chilli Beans (Foto: Divulgação)

A graça de Gilberto Gil e os 40 anos do Refavela, os compassos abrasileirados do Nação Zumbi, o lendário Sonic Youth Lee Ranaldo, os corpos elétricos dos BaianaSystem, o ritmo efervescente de Pabllo Vittar, a psicodelia soturna da Boogarins. Em edição especial de 20 anos, o Festival Bananada promove uma festança durante os dias 7 a 13 de maio em diferentes espaços de Goiânia (GO), a exemplo de casas noturnas, centros culturais e bares. Já no final de semana, o festival ocupa uma área inédita no Passeio das Águas Shopping. O evento é realizado pela A Construtora Música e Cultura, Bananada Produções e co-realização do Coletivo Centopeia.

Para este ano, durante o final de semana o Bananada reúne nome como Emicida com Drik Barbosa e Coruja BC1, BaianaSystem, ÀTTØØXXÁ, As Bahias e a Cozinha Mineira, DJ Marky, KL Jay, Ava Rocha, Molho Negro e Triz, que se intercalam em apresentações especiais durante o evento. Para encerrar os dias de final de semana, atrações como Pabllo Vittar, Nação Zumbi e Gilberto Gil prometem balançar as estruturas do Passeio das Águas.

O Festival também promove um intercâmbio cultural com a realização de shows de grupos internacionais. Para a edição de 20 anos, os grupos Meridian Brothers (Colômbia), The Ganjas (Chile), Ermo (Portugal), Adelaida (Chile), In Corp Santics (Argentina) fazem shows ao lado de bandas e cantores brasileiros. O festival ainda traz ninguém menos que Lee Ranaldo para a abertura do evento, em um showcase especial no Centro Cultural UFG. Vocalista e guitarrista americano, Ranaldo ficou conhecido por atuar na banda Sonic Youth.

Como uma janela para os artistas de Goiás, o evento apresenta artistas conhecidos pelo público e que já passaram pelos palcos do festival, como Boogarins, Hellbenders, Violins, Carne Doce, Niela, Bruna Mendez e MQN, ao lado de outras bandas formadas nos últimos anos no Estado, como Frieza, Lutre, Branda, Sarah Abdala e Brvnks.

Gilberto Gil e os 40 anos do Refavela (Foto: Paola Alfamor)

Showcases para animar a semana

Durante a semana, o Bananada invade diferentes espaços de Goiânia, como casas noturnas e centros culturais. A proposta é pintar toda a cidade de amarelo. Grupos como Sheena Ye, Mellow Buzzardz, Laura Lavieri, Marcelo Callado, Vamoz e Jorge Cabeleira se intercalam em shows especiais. Outros showcases com várias atrações ainda serão divulgados pela produção nos próximos meses.

Novo espaço, novas ideias

Pela primeira vez realizado em área inédita do Passeio das Águas Shopping, o Bananada 20 Anos vai apresentar diferentes experiências visuais, arquitetônicas e artísticas dentro do mesmo festival.  A proposta é levar o público para uma região de Goiânia ainda pouco desbravada por projetos culturais. "Em 2018, o Bananada vai acontecer não apenas ao ar livre. Teremos parte do festival acontecendo indoor. Serão experiências diversas dentro de um mesmo festival. Ambientes múltiplos para atender toda a paleta de público que o Bananada recebe", aponta o arquiteto W Leão Ogawa.

O Bananada é pop

Como uma espécie de tradição, durante todos os anos a coordenação do Festival Bananada convida artistas visuais para criarem a arte do cartaz do evento, e que norteará toda a identidade visual. Já passaram pelo time de artistas nomes como o duo do Bicicleta sem Freio, Mateus Dutra, Kboco, SHP, Dani Hasse, Márcio Jr., Maurício Motta, entre outros. Para este ano, o artista goiano Luciano Drehmer ilustra o cartaz do Bananada 20 anos, com signos visuais em cores fortes, tons psicodélicos, traços oriundos dos gibis e quadrinhos numa linguagem onírica que caminha para a pop art. O artista acompanha o festival desde a primeira edição, em 1998, quando o Bananada tomou forma. Hoje Drehmer vive e trabalha na China.

20 anos

O Bananada celebra 20 anos de convergência musical em 2018. Como uma expoente janela para a música contemporânea mundial, está há duas décadas no roteiro de festivais brasileiros. Em toda sua história, sempre se preocupou em realizar um intercâmbio e encontro através da agenda de shows com nomes atuais e importantes da música brasileira, intercalando com atrações internacionais, no meio do Brasil.

Confira a programação completa para o fim de semana:

Sexta-feira – 11/05Palco Bananada

Aveeva (Go)
Niela (Go)
Røkr
Ermo (Portugal)
Vamoz
Holger
Giovani Cidreira
As Bahias E Cozinha Mineira
Jorge Cabeleira E O Dia Em Todos Seremos Inúteis
Camarones Orquestra Guitarrística

Palco Red Bull Music
Bruna Mendez (Go)
Meridian Brothers (Colombia)
Francisco El Hombre
Kl Jay
Dj Marky

Palco Chilli Beans
Gilberto Gil Refavela
Emicida Convida Drik Barbosa E Coruja Bc1

Sábado – 12/05
Palco Bananada

Lutre (Go)
Gorduratrans
Ema Stoned
Branda (Go)
Oruã
In Corp Santics (Argentina)
Kalouv
Negro Leo
Ana Muller

Palco Red Bull Music
Ava Rocha
Javiera Mena (Chile)
Carne Doce (Go)
Rincon Sapiência
Heavy Baile

Palco Chilli Beans
Àttøøxxá
Pabllo Vittar Part. Aretuza Lovi

Domingo – 13/05
Palco Bananada

Frieza (Go)
Blastfemme
Deafkids
Corona Kings
Adelaida (Chile)
Brvnks (Go)
Violins (Go)
Molho Negro
Hellbenders (Go)
Menores Atos

Palco Red Bull Music
Triz
The Ganjas (Chile)
Rimas E Melodias
Larissa Luz
Baianasystem

Palco Chilli Beans
Boogarins (Go)
Nação Zumbi

Bananada 20 anos
De 7 a 13 de maio de 2018

Local: Pátio externo do Passeio das Águas Shopping, Av. Perimetral Norte, 8303 - Goiânia.
Ingressos: www.sympla.com.br/bananada20

Veja também