CASA - 13/09/2016

Atmosfera Conceitual

Em nova proposta, apartamento ganha decoração elegante composta por cores fortes e móveis como protagonistas


No projeto, não existe demarcação dos espaços, o que permitiu reproduzir um estilo despojado e bem iluminado

Apresentar uma arquitetura que mesclasse modernidade e tradição sempre foi o horizonte conceitual do arquiteto Daniel Almeida. Principalmente quando existe a possibilidade de se retrabalhar imóveis de estrutura antiga a fim de fazer uma bricolagem e renovação com um mobiliário moderno.

No projeto realizado para um jovem advogado, Daniel transformou uma metragem modesta de 55 metros quadrados em um apartamento amplo, confortável e contemporâneo.

Para isso, ele derrubou paredes, não rebaixou o teto com gesso e ampliou a sala de estar. Apesar da relutância inicial do cliente, a aprovação veio ao perceber que abrir mão de um dos quartos não seria perder um cômodo, mas ganhar um espaço arejado e um conjunto visual harmonioso e bem iluminado.

Além disso, o arquiteto almejava a integração dos espaços, visando a praticidade da vida do morador. Até mesmo a cozinha foi agregada, separada da ampla sala apenas por um pilar, facilitando o fluxo entre os ambientes.

A reforma estrutural do layout já foi bem inovadora, mas, segundo o arquiteto, os móveis também precisavam acompanhar esse processo, principalmente no que se refere a formas, cores e texturas.

Outro ponto importante são as cores, que foram distribuídas pontualmente e trazem bem-estar ao lugar

Os ambientes ganharam mais vida, o que, esteticamente, se aproximou às artes plásticas. A presença de contrastes de cores opostas, da construção entre o neutro e o que se destaca, entre duas formas singulares, como a geométrica e a orgânica, tudo isso por meio de pontos de atenção cria um design que promove possibilidades sensoriais de bem-estar ao morador, como ocorre com um espectador ao se deparar com uma pintura.

Assim, há elementos como o amarelo e o vermelho, as plantas e o veludo, os quadros figurativos e a arte contemporânea e, principalmente, o destaque do design de móveis, com peças de Sergio Rodrigues, Zanine de Zanine, Aristeu Pires, Marcus Ferreira e Ovo Design.

O resultado foi ver a satisfação do morador ao se deparar com um apartamento cheio de personalidade, exclusivo e projetado para o seu bem-estar.

Da cozinha para os outros dois ambientes há apenas um pilar estrutural com bancada, o que facilita a integração

Pastilhas azuis dão charme ao banheiro

Arquiteto Daniel Almeida

 

Daniel almeida
(62) 99251-7799
contato@danielalmeidaarquitetura.com.br

Matéria publicada na 36ª edição da revista Zelo

Veja também