CULTURA - 06/06/2018

Arte no HGG recebe exposição MAG Itinerante


'São Francisco de Assis', Fé Córdula (Foto: Divulgação)

O Projeto Arte no Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG) receberá em sua próxima exposição obras de 63 grandes artistas plásticos goianos com a mostra MAG Itinerante. O vernissage da nova exposição, que tem curadoria da artista plástica Helena Vasconcelos, acontece nesta quarta-feira, 6 de junho, no salão do Ambulatório de Medicina Avançada (AMA) do HGG para convidados.

As 70 telas expostas reúnem três coleções do acervo do Museu de Arte de Goiânia  - MAG: a primeira, composta por nove obras, representa o projeto  ‘MAG Itinerante’, de 1998; a segunda, ‘Bichos do Cerrado’, de 2015, que agrega 15 obras de artistas plásticas mulheres, representando a diversidade da fauna deste bioma; e a terceira, ‘Pedra Fundamental’, de 2018, apresenta 46 obras, que foram criadas em celebração à inauguração da nova sede da Secretaria Municipal de Cultura.

O supervisor do Museu de Arte de Goiânia, Antônio Damata, explica que as três coleções têm em comum a itinerância, já que o objetivo principal dessa exposição, que teve sua primeira mostra lançada em 1998, era visitar comunidades, escolas, associações e outros locais que tivessem a vontade de recebê-la, seja em sua totalidade ou parte dela. “Essas coleções pertencem ao acervo permanente do MAG e não são obras vendáveis, apenas emprestadas. Por isso são coleções muito vistas, já que não ficam restritas à nossa reserva, mas para serem apreciadas por um grande público”.

Com o objetivo de promover a inclusão cultural de pacientes, acompanhantes e colaboradores, o projeto inovador Arte no HGG usa a arte como terapia alternativa para usuários do SUS que fazem tratamento no hospital, contemplando a política de Humanização da unidade. Esta é a décima sexta exposição recebida desde o lançamento do projeto Arte do HGG, unidade de saúde acreditada com certificação Nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

'Músico', de Amaury Menezes (Foto: Divulgação)

Veja também