VIAGEM - 27/07/2017

Antes de despedir das férias, o destino são as cachoeiras de Goiás


Água transparente, paisagem verde e pedras esculpidas pela natureza. É este o cenário das cachoeiras, verdadeiros templos ao ar livre, capaz de renovar a energia e colocar o corpo no ritmo certo para retomar à rotina após o período de férias.

Para encerrar o mês de julho, Zelo traz como destino às principais cachoeiras do Estado, um roteiro para ser feito de carro e que está apenas há algumas horas da capital. Confira!

Pirenópolis: Cachoeira dos Dragões

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

As Cachoeiras dos Dragões ficam a 40 km de distância da cidade, na região conhecida como Várzea do Lobo. O acesso se dá por 25 km de asfalto e 15 km de estrada de chão.  Da sede da fazenda, anda-se pela trilha de 4,5 km num circuito que dura pelo menos 4 horas, passando por 8 cachoeiras. Um guia é aconselhável para visitar os atrativos.

Mais informações: Centro de Atendimento ao Turista de Pirenópolis - (62) 3331-2633.

Corumbá de Goiás: Salto de Corumbá

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

O Salto Corumbá está localizado a 13 km de Corumbá de Goiás, uma fantástica cachoeira as margens da BR-414. Com um acesso muito fácil, segue-se por uma trilha de aproximadamente 1 km até a base da cachoeira. Não é necessário o acompanhamento de guia.

Mais informações: www.saltocorumba.com.br / (62) 3334-8226.

Alto Paraíso: Salto do Rio Preto II

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

Dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros a entrada é feita pela Vila de São Jorge, a 36 km de Alto Paraíso de Goiás. Salto de 120, como é chamado, é um cartão postal da região. A trilha com grau de dificuldade moderado a difícil possui 9 km de caminhada (ida e volta). A trilha, sinalizada por setas amarelas, é quase toda em terreno acidentado e pedregoso. Atualmente não é exigido o acompanhamento de guia, porém é recomendado.

Mais informações: http://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros / (62) 3455-1114.

Cavalcante: Cachoeira Rei do Prata

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

As cachoeiras do Rio da Prata ficam a 67 km de Cavalcante, percurso a ser realizado por estradas de terra, já quase na divisa com o Estado do Tocantins, em área particular. Após a chegada há propriedade, percorre-se uma trilha de aproximadamente 7km passando por várias cachoeiras até chegar a Rei do Prata. É recomendável o acompanhamento de um guia.

Mais informações: (62) 3494 1507 – Centro de Atendimento ao Turista de Cavalcante.

Teresina de Goiás: Poço Encantado

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

Localizada na Fazenda Poço Encantado, propriedade particular, a 12 km de Teresina, o acesso se dá pela GO-118, em direção a Alto Paraíso. Com boa estrutura e fácil acesso, o visitante percorre uma trilha fácil, com aproximadamente 500m. Não é necessário o acompanhamento de guias.

Mais informações: www.cachoeirapocoencantado.tur.br / (62) 9981-2229.

Formosa: Salto do Itiquira

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

Situado no Parque Municipal do Itiquira, fica a 32 km de Formosa, com estrada pavimentada. A trilha de acesso é curta, aproximadamente 300m até a base da cachoeira. Não é necessário o acompanhamento de guia.

Mais informações: Itiquira Park(61) 3503-5308.

Serranópolis: Cachoeira do Cangaçu

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

Fazenda Casa Branca, na rodovia GO-184, a 24 km da cidade de Serranópolis, sendo 18 km de estrada não pavimentada. Para visitação ao atrativo é necessário ter autorização do proprietário.

Mais Informações: Associação de Condutores de Turismo de Serranópolis / (64) 3668 1114

Caiapônia: Cachoeira Samambaia 

(Foto: Silvio Quirino / Goiás Turismo)

Com 50 metros de altura, é um dos principais atrativos do município de Caiapônia-GO. A mais visitada para prática de aventura (rapel) com uma distância de 34km do centro da cidade. Fica próxima a outra cachoeira, a Abobora, onde o turista tem à disposição uma trilha de 300 metros em meio a uma mata preservada e sinalizada, até chegar ao poço da Cachoeira.

Mais informações: www.prefeituracaiaponia.com / (64) 3663-1025.

Veja também