GASTRONOMIA - 27/09/2019

Alunos de gastronomia aprimoram experiência durante a 33ª edição do Aluno Gourmet

Organizado pela Faculdade Cambury, evento teve cardápio elaborado por alunos e professores


Foto: Divulgação

Sem uma culinária típica, alunos do 4º período do curso de gastronomia da Faculdade Cambury preparam um jantar durante o 33º Aluno Gourmet. Tematizado de Noite de Encantos, o evento não mediu esforços para garantir a satisfação dos convidados, caminhando desde a expectativa dos pratos às revelações. Parte da PCA-Prática Cambury de Aprendizagem, a ocasião ocorreu na noite de quinta-feira (26) com a proposta de integrar os alunos no mercado de trabalho.

Lâminas de batata cozidas com creme de leite fresco e toque de noz moscada, bacon e gruyere derretido fizeram parte da entrada. A opção principal foi composta por dois pratos: contra file serenado, pesto de coentro acompanhado de nhoque de banana da terra, queijo coalho e melaço e, para o segundo, picanha suína flambada com cachaça e chuteny de abacaxi acompanhado de musseline de mandioca. Pavlova de citríca, pera belle helene, jardim de chocolate e brigadeiro de caramelo com amarula completaram a sobremesa.

Humorista Juquinha e Dr. Luiz Fernando da Silva Neto (Foto: Divulgação)

Para a chefe da escola de Gastronomia, Thatyana Lacerda, o evento oferece uma grande oportunidade aos alunos. “A proposta do Aluno Gourmet é oportunizar um aprendizado que vai muito além da sala de aula e dos laboratórios, ou seja, do dia a dia dos nossos alunos”, destaca. Ela enfatiza que é uma oportunidade única para colocar em práticas os conhecimentos e técnicas adquiridas durante o curso.

A formanda do curso de gastronomia, Jessica Targino, se sente realizada em fazer parte da preparação do jantar. “Foi uma experiência superimportante, os professores orientaram o tempo todo. É uma experiência necessária aqui dentro da faculdade para que, quando chegarmos ao mercado de trabalho, nós tenhamos noção da dimensão do que é tudo isso”, afirma.

Já foram realizadas 33 edições com vários temas abordados, desde a culinária espanhola e francesa a contemporânea, tailandesa e portuguesa. O cardápio desta edição foi elaborado pelos alunos ao lado professores Fabiano Valadão, Monick Braga e Tati Mendes.

Veja também