VIAGEM - 17/03/2020

5 experiências incríveis para se fazer na Amazônia


Amazônia é um destino sem igual. Cerca de 60% de todo o território brasileiro é ocupado por este rico e encantador bioma, que se faz presente em oito estados diferentes e abriga a maior e mais diversificada biodiversidade do mundo, com incontáveis espécies. Do Acre ao Mato Grosso, aliás, infinitas possibilidades de passeios e experiências únicas, como essas 5 sugestões, listadas abaixo, surgem como boas opções para os turistas que anseiam em conhecer de perto o coração verde do Brasil.

Veja as dicas:

Trilhas pela mata

Foto: Cristian Dimitrius

Pode parecer clichê dizer, mas caminhar entre as árvores de um bioma tão rico e único quanto a Amazônia é uma incrível experiência de conexão com a natureza. Observar com atenção todos os detalhes da fauna e da flora também. São mais de 30 mil espécies de plantas e incontáveis espécies de aves, mamíferos, répteis e peixes. Uma vez no local, não deixe de explorar a região durante a noite. As chances de avistar algum animal em busca de alimento, sobretudo os de hábitos noturnos, são bem maiores e a experiência será inesquecível. Mas antes de aventurar, procure um bom guia, certo?

Passeio de canoa

Foto: Cristian Dimitrius

Contemplar a natureza é uma prática que pode ser feita de diversas maneiras na Amazônia. Desbravar as águas por meio da canoagem é uma delas. Com a vantagem de ser uma prática bem silenciosa, já que não há a presença de motor no bote, a experiência lhe permitirá ouvir o gracioso canto dos pássaros, a correnteza do rio e os mais variados sons da floresta. Isso sem mencionar a possibilidade de avistar algumas espécies de aves e macacos com mais facilidade.

Observe a Amazônia do alto

Depois de explorar as suas belezas por terra e água, que tal vislumbrar os encantos da Amazônia pelo alto? Na Reserva Privada do Cristalino Lodge, em Alta Floresta, Mato Grosso, é possível apreciar toda a vastidão da floresta à 50 metros de altura, por meio de duas torres de observação. Construídas em aço galvanizado, as estruturas estão posicionadas em diferentes pontos da reserva ecológica e oferecem uma vista de tirar o fôlego, sobretudo ao pôr do sol... 

Tome um banho de rio

Mergulhar em um revigorante banho de rio, com águas limpas da própria Amazônia, se traduz em uma sensação de pura felicidade. Em algumas regiões, como no sul, entre os meses de julho a novembro, pequenas “praias” e pedras, quase que sob medida, surgem para tornar a experiência ainda mais gostosa, prazerosa e libertadora.

Giu Bergamo

Veja também