Noivas arteiras e originais no Bazar Sophistiqué

A 5ª edição do Bazar Sophistiqué, evento que reúne marcas requintadas a preços acessíveis, que acontece de 5 a 7, das 10 às 21 horas, no Oliveira’s Place, apresenta a mostra Vestido de Noiva. Produzida pela decorada de eventos Valéria Junqueira, a exposição é composta por 14 vestidos de noiva, confeccionados em diversos materiais, a maioria recicláveis e alguns considerados até inusitados.

A exposição Vestido de Noiva conta com a participação da designer de interiores Ednara Braga, os arquitetos Léo Romano, Cláudia Ducatti e Cristiano Lemes, o artista e maquiador Evando Filho, o designer João Paulo Borges, Valéria Junqueira e os estudantes do primeiro ano da Faculdade de Design e Moda da Universidade Federal de Goiás: Pedro Chadud, Ana Carolina da Mata, Maria Luiza Crispim e Janiere Rodrigues.

As peças da mostra Vestido de Noiva não são usáveis. A idéia, segundo Vera de Aragão, diretora administrativa da Valéria Junqueira Decoração de Eventos, era despertar a consciência das pessoas para o glamour excessivo que é a criação de um vestido de noiva, daí a orientação para que as obras/peças fossem feitas a partir de materiais considerados baratos, inusitados e, sobretudo, recicláveis.

“O resultado não poderia ter ficado melhor. A mostra tem estilo, é linda, glamorosa e, conceitualmente, atende as necessidades atuais de reciclar e reutilizar os materiais. Vera reforça ainda que esse é o primeiro passo de uma corrida que demanda tempo: “Isso não significa que as mulheres a partir de agora vão se casar usando vestidos feitos em matérias recicláveis. Mas, no futuro, essa idéia pode vingar”, completa, reafirmando que o desperdício, o gasto de metros e mais metros de tecidos e quilos de pedraria na confecção de uma vestido que será usado somente uma vez não combinam com a sociedade ecologicamente correta que buscamos.

Os alunos da Faculdade de Design e Moda que integram o elenco da exposição Vestido de Noiva foram selecionados por um concurso interno realizado na UFG. A seleção é assinada por Aguinaldo Coelho, coordenador do curso de moda da universidade goiana.

Valéria Junqueira – Assina dois vestidos. Um deles foi confeccionado em sacola plástica (aquelas comumente encontradas nos supermercados), até o buquê. O acabamento primoroso leva a acredita que foi feito no nobre tecido tafetá.

Ednara Braga – Recorreu ao papel crepom. A peça é volumosa . Chique.

Cláudia Ducatti – Fez um vestido moderninho, fashion, com o uso de adesivos no peito.

Léo Romano – O badalado arquiteto recorreu às plantas de papel de seus projetos, amassou-as bem e foi moldada sua obra, até encontrar a forma romântica de um vestido de noiva.

João Paulo Borges – Também assina duas peças. Elaborou um vestido todo feito com copos plástico de beber água. Atenção para o buquê: copos plásticos (as rosas) combinando com canudos verdes.

Cristiano Lemes – A noiva aparece em um tomara-que-caia feito com adesivos de sinalização de trânsito.

Evando Filho – Adepto do glamour, uma peça em matérias recicláveis, mas com olhar na alta-costura.

Alunos da UFG – Recorreram a diversos materiais e se valeram de diversas correntes do mundo da moda, sobretudo, dos anos 60, dos vestidos trapézio, hoje denominados de corte A.

Deixe um comentário