Projeto Estrelas do Araguaia celebra 21 anos com ações sociais, ambientais e recreativas

Para 2024, são esperados os shows da Banda Groove Quintal, Zabumba Beach e Marcelo Barra
Projeto Estrelas do Araguaia
A programação tem início com a apresentação da Banda Groove Quintal, no acampamento Toka da Loba; e o encerramento conta com os shows da banda Zabumba Beach e do cantor Marcelo Barra (Foto: Divulgação)

O mês de julho é tradicionalmente conhecido pela temporada de férias no Rio Araguaia, a praia dos goianos. Outra tradição que floresceu às margens do Rio é o Projeto Estrelas do Araguaia, que em 2024 completa 21 anos, promovendo ações sociais, ambientais, culturais e recreativas junto à população ribeirinha e acampamentos de Aruanã, Itacaiú, Cangas, Cidade de Goiás e Bandeirantes.

Para a edição 2024, a programação começa no dia 3 (quarta-feira), com a apresentação da Banda Groove Quintal no acampamento Toka da Loba, e o encerramento está previsto para o feriado de 7 de setembro, com shows da banda Zabumba Beach e do cantor Marcelo Barra.

O Estrelas do Araguaia inclui apresentações culturais com artistas, escritores, poetas e músicos goianos, além de recreação infantil focada na preservação ambiental e distribuição de brindes. Entre as atrações confirmadas estão as cantoras Cejane Verdejo, Maíra Lemos, Maria Eugênia, Maluê, Cláudia Vieira, Grace Carvalho e a banda Stereo For. Haverá também um campeonato de beach tênis com a participação de 120 atletas de 20 acampamentos instalados nas praias do Rio Araguaia durante os quatro finais de semana de julho.

Meio ambiente

Além de proporcionar diversão aos turistas, o projeto Estrelas do Araguaia busca conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação do Rio Araguaia e seu bioma. Para isso, são realizadas atividades voltadas para a temática ambiental.

Outro destaque é o acampamento em Bandeirantes, que é abastecido com energia solar. Com um projeto assinado por Silvio de Castro, o acampamento conta com placas solares e não utiliza palha e madeira nos ranchos, além de evitar combustíveis fósseis.

Em 2020, devido à pandemia, o lado social ganhou prioridade. Além da distribuição de máscaras e álcool em gel, foram doadas mais de dez toneladas de alimentos obtidos com recursos próprios, por meio de patrocinadores e amigos do Araguaia. Tudo isso foi catalogado e doado, por meio da Secretaria de Assistência Social de Aruanã, aos ribeirinhos, que ficaram sem sua principal fonte de renda: o turismo na região.

Em 2022, o projeto iniciou uma parceria com o Projeto Piraíba, para monitorar os peixes dessa espécie, um trabalho inédito na América Latina, que tem como objetivo final a preservação desse peixe, que está no topo da cadeia alimentar do Rio Araguaia.

Serviço: Projeto Estrelas do Araguaia 2024

Quando: Durante todo o mês de julho e nos dias 6 e 7 de setembro de 2024
Mais informações: (62) 99614-2711/ @estrelasdoaraguaia

Deixe um comentário


Confira também