Filmes brasileiros são pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2025; confira!

A Academia Brasileira de Cinema anunciará em 23 de setembro o longa escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional
Ainda Estou Aqui
Post promocional do filme “Ainda Estou Aqui” (Foto: Alile Dara Onawale/ Divulgação)

A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais divulgou na tarde desta segunda-feira (16) a lista dos seis longas-metragens pré-selecionados para concorrer a uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar, que ocorrerá em 2025.

Os filmes indicados são: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Cidade Campo, de Juliana Rojas; Levante, de Lillah Halla; Motel Destino, de Karim Aïnouz; Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges; e Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

Ao todo, 12 longas-metragens foram inscritos e habilitados para concorrer à vaga. A eleição será realizada em dois turnos. No dia 23 de setembro, será escolhido, entre os seis pré-selecionados, o filme que representará o Brasil na corrida pela estatueta de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. O resultado será divulgado por meio de um comunicado à imprensa e nas redes sociais da Academia Brasileira de Cinema.

Confira a sinopse dos filmes pré-selecionados:

Ainda Estou Aqui

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: VideoFilmes, RT Features e MACT Films
Direção: Walter Salles
Sinopse: No início dos anos 70, durante a ditadura militar no Brasil, a família Paiva vê sua vida virar de cabeça para baixo quando Rubens Paiva é levado por militares e desaparece. Sua esposa, Eunice, embarca em uma longa jornada de busca pela verdade, precisando se reinventar para criar seus cinco filhos. Baseado no livro biográfico de Marcelo Rubens Paiva, o filme narra uma história de dor, resiliência e luta por justiça.

Cidade Campo

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: Dezenove Som e Imagens
Direção: Juliana Rojas
Sinopse: Dividido em duas partes, o filme aborda os desafios da migração entre cidade e campo. Na primeira história, Joana, uma trabalhadora rural, é forçada a se mudar para São Paulo após o rompimento de uma barragem. Na segunda, Flávia e sua companheira, Mara, enfrentam os fantasmas e memórias de uma fazenda herdada.

Levante

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: Arissas (Brasil), Manjericão Filmes (Brasil), In Vivo Films (França), Cimarrón Cine (Uruguai)
Direção: Lillah Halla
Sinopse: Sofía, uma jovem jogadora de vôlei, enfrenta uma gravidez indesejada às vésperas de um campeonato decisivo. Tentando interromper a gestação, ela se torna alvo de um grupo fundamentalista. Em meio à pressão e à ameaça, Sofía e seus aliados não se rendem, enfrentando o conservadorismo com coragem.

Motel Destino

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: Cinema Inflamável Produções Cinematográficas
Direção: Karim Aïnouz
Sinopse: Situado em um motel à beira da estrada no norte do Brasil, o filme explora os encontros e tensões entre Elias, o rude gerente do estabelecimento, sua esposa insatisfeita, Dayana, e Heraldo, um jovem fugitivo. À medida que relações e lealdades são testadas, o destino dos personagens se entrelaça de forma inesperada.

Saudade Fez Morada Aqui Dentro

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: Plano 3 Filmes
Direção: Haroldo Borges
Sinopse: Bruno, um adolescente de 15 anos, enfrenta a perda gradual e irreversível da visão. O filme transforma seu drama pessoal em uma reflexão sobre amadurecimento e a superação de desafios, destacando a resiliência diante de uma realidade incerta.

Sem Coração

Filmes brasileiros Oscar 2025
(Foto: Divulgação)

Produção: Cinemascópio Filmes
Direção: Nara Normande e Tião
Sinopse: No verão de 1996, Tamara está prestes a deixar sua vila pesqueira em Alagoas para estudar em Brasília. Ao conhecer uma adolescente chamada “Sem Coração”, marcada por uma cicatriz no peito, Tamara desenvolve uma crescente atração por essa jovem misteriosa, desafiando convenções e expectativas.

Deixe um comentário